Cerca de 500 profissionais, entre gestores e técnicos do Sistema Único de Assistência Social de 118 municípios do RN, participaram do primeiro ciclo “Diálogos da Proteção Social Básica – Benefício de Prestação Continuada (BPC) promovido pela SETHAS nesta terça-feira (27/09) pela manhã, em parceria com o INSS.
O ciclo Diálogos da Proteção Social Básica – Benefício de Prestação Continuada, processo de concessão, avaliação e inclusão no Cadastro Único tem como objetivo manter o diálogo da SETHAS com gestores municipais da assistência social e as equipes que trabalham nos CRAS (Centros de Referência da Assistência Social) e Cadastro Único, para dar a esse público, orientação sobre as mudanças atuais no processo de concessão do BPC.
A partir do trabalho de apoio técnico desenvolvido pela SETHAS, por meio da Coordenadoria da Gestão Estadual do Sistema Único de Assistência Social (COGESUAS), a Secretaria desenvolveu o ciclo, explicou a titular da pasta, Iris Oliveira.
De acordo com a secretária Iris Oliveira, a elaboração e organização do evento foi possível a partir da experiência do SUAS pelo RN, projeto da SETHAS que propicia o contato direto entre a equipe da COGESUAS e os trabalhadores do SUAS nos municípios.
A parceria com o INSS, segundo a secretária, é um momento de troca de saberes e práticas propiciando a capacitação das equipes com o objetivo maior que é a viabilização de direitos, propiciando melhoria na vida das pessoas que precisam do BPC.
A participação do INSS no Ciclo, complementou a secretária, vai resultar na melhoria do atendimento da SETHAS aos municípios e na ampliação e garantia do acesso das pessoas que precisam do benefício.
Como mediadores do Ciclo, participaram pelo INSS, a supervisora técnica da SR Nordeste, Rafaella Alencar Cabral, e o analista do Seguro Social, Leonildo Noberto Medeiros.
O encontro em plataforma digital contou com profissionais de nível superior e médio dos CRAS, CREAS (Centros de Referência Especializado de Assistência Social), gestão, vigilância socioassistencial, visitadores do Programa de Visitação no SUAS do Programa Criança Feliz, assessorias, entidades e organizações da assistência social, além de uma usuária do município de Mossoró que realizou a inscrição.