O Sesc Mesa Brasil no Rio Grande do Norte entregou aos Correios, nesta sexta-feira, 10, um total de 7.000 quilos em alimentos para serem transportados para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. A doação foi o resultado da arrecadação da Caminhada da Mãe Potiguar realizada no estado pelo Corpo de Bombeiro
O presidente do Sistema Fecomércio, Marcelo Queiroz, ressaltou que o projeto Sesc Mesa Brasil já atua há 20 anos no RN e seu propósito é unir esforços na arrecadação de alimentos, em prol das pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica. “Nós somos a ponte que leva os alimentos a quem precisa. E, mais uma vez, estamos agindo com esse propósito. A diferença é que, agora, direcionamos aos nossos irmãos do Sul, que passam por uma tragédia, e o Sesc Rio Grande do Sul é quem vai distribuir os fardos de alimentos”, explicou.
Presente na solenidade de entrega, a governadora Fátima Bezerra agradeceu ao Sesc RN pela cooperação. “Gostaria de agradecer ao Sesc por mais uma parceria com o Mesa Brasil, levando mais uma vez alimentos para quem precisa. É um ato de solidariedade muito importante para o povo gaúcho”, disse.
O diretor regional do Sesc, Gedson Nunes, detalhou a parceria ao explicar que a arrecadação dos alimentos foi feita na Caminhada da Mãe Potiguar, promovida pelo Corpo de Bombeiros Militar do estado (CBMRN), que repassou ao Sesc Mesa Brasil. “Pegamos os alimentos de onde está sobrando e levamos para onde está precisando. Neste momento, está faltando alimento no Rio Grande do Sul, por causa das grandes enchentes. E, por meio da parceria com o Corpo de Bombeiros, nós fizemos uma arrecadação muito expressiva e é para lá que nós vamos enviar parte desse montante”, afirmou.
Os gêneros alimentícios deixaram o Sesc na manhã desta sexta-feira e seguiram para o Centro de Distribuição dos Correios, de onde partirá em direção ao sudeste antes de seguir até Porto Alegre, em avião da Força Aérea Brasileira (FAB). A superintendente dos Correios no RN, Jaqueline Costa, disse que há uma frota da companhia sendo deslocada para ajudar neste momento de tragédia. “Nós estamos atuando na logística, frente a esse momento de solidariedade de todo o Brasil ao Rio Grande do Sul”.
Além dos 7.000 quilos enviados ao Rio Grande do Sul, outros 2.400 quilos também estão sendo direcionados a Ipanguaçu, no Vale do Açu, distante 213 km de Natal, que decretou Estado de Calamidade Pública, por causa das fortes chuvas que acontecem no município desde o início do mês passado.
Também estiveram presentes na solenidade de entrega dos alimentos, a secretária de Estado do Trabalho e Assistência Social, Íris Maria Oliveira; o comandante do Corpo de Bombeiros Militar do RN (CBMRN), Coronel Luiz Monteiro; e o gerente de Operações dos Correios no RN, Marcone Edson.
Ainda é possível realizar doações destinadas às vítimas das enchentes do Rio Grande do Sul. Os itens podem ser deixados no Fecomércio RN, em todas as unidades do Sesc RN e Senac RN.
Onde doar:
Fecomércio RN: Av. Alm. Alexandrino de Alencar, 562 – Alecrim, Natal – RN