Sesap-RN recomenda busca ativa de pessoas que passaram por países com casos da Ômicron

A Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap-RN) emitiu um comunicado sobre a nova variante do coronavírus, a Ômicron. No alerta, a pasta orienta sobre o atual cenário epidemiológico e fluxo para o monitoramento e detecção da cepa B.1.1.529.

O comunicado, formatado pela Coordenadoria de Vigilância em Saúde e pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde, lista cinco orientações centrais.

Entre as medidas sinalizadas, estão a busca ativa de pacientes que tenham passado por países onde a nova variante foi detectada e a comunicação imediata dos casos suspeitos, para triagem e sequenciamento das amostras.

O Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do Rio Grande do Norte (CIEVS-RN) vem alertar e orientar sobre o atual cenário epidemiológico e fluxo para o monitoramento e detecção da nova variante de SARS-CoV-2 B.1.1.529 na África do Sul, Botsuana, Eswatini, Lesoto, Namíbia e Zimbábue.

Atualmente, 12 países apresentam amostras positivas para nova variante: Botsuana, África do Sul, Bélgica, Israel, Hong Kong, Reino Unido, Itália, Alemanha, Austrália , República Tcheca, Holanda e Dinamarca. No Brasil, são dois casos suspeitos e em investigação, um em São Paulo e um em Minas Gerais.

Confira as orientações às unidades de saúde do RN:

  • Realizar busca ativa diária de pacientes com suspeita de COVID-19, com especial atenção para viajantes provenientes da África do Sul, Botsuana, Eswatini, Lesoto, Namíbia e Zimbábue, países onde foram detectados a nova variante B.1.1.529;
  • Comunicar imediatamente a existência de casos suspeitos de COVID-19 provenientes dos locais de transmissão da VOC B.1.1.529 ao CIEVS-RN, através do e-mail cievsrn@gmail.com;
  • Para indivíduos que se enquadrem na definição de caso suspeito de COVID-19 e que sejam provenientes dos países supracitados, deve ser solicitada a coleta de amostra respiratória para realização de teste molecular (RT-PCR) para SARS-CoV-2;
  • Em caso de resultado de RT-PCR detectável para o SARS-COV-2, deve ser enviado e-mail ao CIEVS-RN solicitando a triagem para sequenciamento genômico do SARS-COV-2. Na solicitação devem ser anexados o laudo do RT-PCR detectável e a ficha de notificação de SG ou SRAG, bem como deverá ser informado o local de procedência ou passagem do caso;
  • As orientações para o monitoramento das novas variantes do vírus SARS-COV-2 podem ser consultadas na Comunicação de risco Número 20 | 28.11.2021 – CIEVS Secretaria de Vigilância em Saúde | Ministério da Saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *