Sesap realiza II Fórum Abril Verde

O Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho é celebrado em 28 de abril, sendo todo este mês alusivo à Saúde e à Segurança no Trabalho, simbolizado pela cor verde. Nesse contexto, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) promoveu o II Fórum Abril Verde, nesta segunda-feira (24), das 8h às 17h miniauditório da Escola de Governo, no Centro Administrativo em Natal.

A mesa de abertura do evento contou com a presença do secretário de Estado da Saúde, Cipriano Maia, da coordenadora de Vigilância em Saúde da Sesap, Diana Rego, do procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho no RN, Luis Fabiano Pereira, da subcoordenadora da Vigilância em Saúde do Trabalhador (Suvist) e coordenadora do Cerest, Karla Falcão, do subcoordenador de Proteção e Defesa Civil do RN, Dalchem Viana, e do secretário de Estado da Administração, Pedro Lopes.

A programação do fórum trouxe um debate sobre a importância do trabalho intersetorial nas emergências, conduzido por Diana Rego. Em seguida, o tema abordado foi “Risco psicossocial do trabalho nas situações de emergências”, apresentado pela médica psiquiatra do Cerest regional de Natal, Ana Patrícia Dantas. Na parte da tarde, foi realizada uma roda de conversa sobre experiências e depoimentos relacionados à saúde e à segurança no trabalho, mediada por Karla Falcão.

Movimento Abril Verde

O Movimento Abril Verde surgiu como uma forma de lembrar o Dia Mundial Em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho. O objetivo é sensibilizar trabalhadores, empresários, sindicatos e governos sobre a necessidade de se investir em políticas e práticas que garantam um ambiente de trabalho seguro e saudável. Além disso, busca chamar a atenção para a prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, que muitas vezes são evitáveis. No Rio Grande do Norte a campanha do Abril Verde se tornou lei em 2017, a fim de prevenir acidentes do trabalho e doenças ocupacionais.

Entre 2012 e 2022, 25.492 mil trabalhadores morreram em decorrência de acidentes de trabalho no Brasil, de acordo com dados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, desenvolvido pelo Ministério Público do Trabalho. Além disso, foram registradas mais de 6 milhões de comunicações de acidentes de trabalho.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *