Dentro do conjunto de medidas implementadas pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) para expandir e descentralizar a oferta de procedimentos ortopédicos no RN, o Hospital Regional Dr. Cleodon Carlos de Andrade (HCCA), de Pau dos Ferros, iniciou a realização de cirurgias eletivas em ortopedia, no último dia 25.
O novo serviço beneficia as pessoas dos 37 municípios do Alto Oeste Potiguar que aguardam na fila de regulação do Estado por cirurgias ortopédicas, além de contribuir para diminuir a pressão nos hospitais de referência da Região Metropolitana.
Para melhor atender os pacientes, o HCCA conta com um novo ambulatório e a prioridade na realização dos procedimentos será dada àqueles com trauma, que aguardavam em casa. A unidade também dispõe de um ambulatório, inaugurado em novembro de 2023, para os pacientes que recebem alta da instituição e precisam de cuidados em seu pós-operatório, de modo a garantir uma assistência integral à saúde.
O hospital realiza hoje uma média mensal de 100 cirurgias ortopédicas. Funciona como um hospital geral adulto e pediátrico, dispondo de 135 leitos, entre aqueles de observação, de retaguarda em internamentos clínicos, cirúrgicos e de UTI. Realiza cirurgias de emergência e eletivas, com atendimento contínuo, 24 horas/dia. Além disso, oferece exames laboratoriais, de raio-X, ultrassom e tomografia. Para isso, conta com uma equipe multiprofissional composta por 730 funcionários.
Regionalização da ortopedia
A realização de procedimentos ortopédicos eletivos no interior do Rio Grande do Norte teve início em 15 de fevereiro deste ano, no Hospital Regional Dr. Nelson Inácio dos Santos, que atende a população do Vale do Açu. O objetivo da medida é aumentar e regionalizar a oferta desse serviço.
Em seguida, o serviço passou a ser oferecido também no HCAA. E, para o segundo semestre de 2024, o planejamento é expandir a medida para o Seridó, tendo o Hospital Estadual Telecila Freitas Fontes, em Caicó, como a referência.
Desde 2021, a Sesap vem investindo na ampliação da realização de cirurgias ortopédicas. Nesses três primeiros anos foram feitos mais de 53 mil procedimentos. A rede montada pela Sesap para os cuidados ortopédicos conta com 10 unidades – oito da rede pública e duas da suplementar -, espalhadas por todas as regiões do RN, sob a coordenação do Núcleo Estadual de Ortopedia do Complexo Estadual de Regulação.