A Prefeitura de Caicó, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito (SEMUTRAN), segue desenvolvendo diversas ações para melhorar a mobilidade urbana e conscientizar a população sobre a importância da educação no trânsito. Entre as iniciativas em andamento, estão novos estudos para mudanças no fluxo de vias, implantação de estacionamentos a 45 graus e ampliação de bolsões para motocicletas em diferentes pontos da cidade. A previsão é que parte dessas novas melhorias esteja concluída antes da Festa de Sant’Ana.
Além das ações estruturais, a SEMUTRAN também tem atuado com foco na educação. Na última terça-feira (6), uma equipe da Secretaria, em parceria com a 3ª Companhia Independente de Polícia Rodoviária (3ª CIPRV), promoveu uma aula educativa para as crianças da Escola Municipal Inah Medeiros, dentro do Projete Projeto de Educação de Trânsito da Polícia Militar.
Durante a ação, o policial militar Noelio destacou a importância de iniciar esse trabalho com o público infantil: “É na infância que formamos a base de cidadãos mais conscientes e responsáveis no trânsito. Nosso objetivo é plantar essa semente desde cedo”, afirmou.
Santana, integrante da equipe da Semutram, também ressaltou o impacto do projeto: “As crianças absorvem tudo com muita atenção e, muitas vezes, passam o conhecimento adiante dentro de casa. A educação no trânsito começa aqui, mas se multiplica na comunidade”, disse.
A secretária da SEMUTRAN, Luzinete Dantas, acompanhou a atividade e reforçou a parceria com a Polícia Militar: “Estamos unindo forças com a 3ª CIPRV para levar esse conhecimento às escolas. A educação no trânsito deve começar desde os primeiros anos de vida escolar, e o Projete é é fundamental nesse processo”, explicou.
Sobre a SEMUTRAM
A sede da SEMUTRAN está localizada na Rua Vereador Severino Fernandes, nº 60, no bairro Penedo, e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h. No local, a população pode solicitar a emissão de cartões de estacionamento para idosos e pessoas com deficiência. O atendimento é realizado de forma rápida e prática: basta apresentar os documentos originais exigidos, como identidade, comprovante de residência e laudo médico (no caso de pessoas com deficiência).
A população também pode procurar a secretaria para solicitar estudos técnicos sobre sinalização em seus bairros. Após a análise, caso o pedido seja viável, a SEMUTRAN instala as sinalizações necessárias e repassa à Secretaria de Infraestrutura a responsabilidade pela execução de obras físicas, quando necessárias.