Sementes do teatro: grupos de jovens brilham no Seridó

Cinco peças teatrais ganham vida no Seridó — um espetáculo de cada novo grupo teatral implantado neste ano de 2023. As trupes são formadas por adolescentes, nos municípios de São Fernando, Ipueira, São José do Seridó, Santana do Seridó e Ouro Branco, que participam do projeto “Trapiá Semente” — uma iniciativa da Associação Cultural Trapiá, de Caicó, com produção da Mapa Produções Culturais, voltada para a criação e profissionalização de grupos de teatro no interior do RN.

O calendário de apresentações gratuitas iniciou no início do mês de setembro e encerra nesta quarta-feira, dia 4 de outubro.As apresentações chegam para concluir todo um processo vivido durante o ano de 2023. Dividido em quatro etapas (Semear, Regar, Florescer e Cultivar), o projeto leva capacitação  com oficinas de iniciação teatral, construção de instrumentos, criação de cena, direção de arte e montagem de espetáculos, todos estes com a orientação de arte-educadores.

A empreitada incluiu, ainda, a apresentação de peças pela Trapiá Cia Teatral, a exemplo de “As Pelejas de Baltazar” e “Menino Pássaro” — este último agraciado com o Prêmio de Melhor Espetáculo Cênico no Troféu Cultura 2022.

O projeto Trapiá Semente é realizado por meio do edital Transformando a Energia em Cultura, do Instituto Neoenergia, e através da Lei Câmara Cascudo, com patrocínio do Governo do RN/Secretaria Extraordinária de Cultura/Fundação José Augusto, da Neoenergia Cosern e apoio das prefeituras dos municípios, onde as oficinas serão realizadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *