As seis horas de viagem de ônibus entre Luís Gomes (RN), na região do Alto Oeste Potiguar, e Natal, capital do Rio Grande do Norte, não tiraram a motivação da acadêmica de Pedagogia a distância Maria Eduarda da Silva para participar da 4ª Semana Universitária da Educação a Distância da UFRN.
Os cerca de 450 quilômetros que separam as duas cidades se tornaram irrelevantes diante de um sonho realizado: conhecer o Campus Central da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e a capital do estado. “É um momento muito importante, maravilhoso e de extremo conhecimento. Falta um ano para acabar o curso e a gente está tendo essa oportunidade pela primeira vez”, disse emocionada.
A região do Alto Oeste Potiguar é também conhecida como a tromba do elefante devido à semelhança do mapa do estado com a silhueta desse animal. Além de Luís Gomes, o município de Marcelino Vieira está localizado nessa área territorial. É de lá que veio a acadêmica de Geografia a distância Dayane Fernandes.
“Eu estava muito ansiosa por esse dia, é o primeiro grande evento de que eu participo. É minha primeira formação acadêmica também e está sendo uma experiência maravilhosa”, enfatizou a estudante, que é filha de um casal de agricultores e é a primeira pessoa da família a ingressar em um curso superior.
Relatos como esses foram compartilhados ao longo da programação do evento, que ocorreu na última segunda-feira, 11, em dois turnos. Pela manhã, os universitários reuniram-se no auditório da Reitoria para a Solenidade de Abertura e a mesa-redonda com os pró-reitores da Instituição que atuam nas áreas de Graduação, Pós-Graduação e Pesquisa.
Na parte da tarde, eles participaram de diversas ações pedagógicas nas unidades acadêmicas e nos laboratórios do Campus Central. A expressão (Re)Conhe(Ser), em destaque na identidade visual da Semana Universitária, representou o subtítulo do evento e fez muito sentido ao se conectar com os objetivos propostos, especialmente no momento em que a Secretaria de Educação a Distância (Sedis/UFRN) celebra 20 anos de trajetória em favor da EaD pública.
O reitor da UFRN, José Daniel Diniz Melo, destacou a relevância dessa modalidade de ensino para a Universidade. “A Educação a Distância é muito importante para a nossa Instituição, para o próprio cumprimento da missão institucional de contribuir com o desenvolvimento socioeconômico do nosso estado”, afirmou.
O dirigente aproveitou para reverenciar as duas décadas de trabalho da Sedis. “Por meio da Educação a Distância, a gente consegue chegar nos diversos cantos do nosso estado e proporcionar oportunidades de educação a pessoas que não teriam condição de estar aqui presencialmente. A Sedis completa 20 anos com uma história de muito sucesso e de fortalecimento da Educação a Distância aqui na nossa Universidade”, concluiu.
“Quando a gente assume o compromisso de ser docente, não é só ser docente formando um profissional na sua área específica, mas nós formamos cidadãos. Esse momento foi para que a gente olhasse para esse cidadão que, muitas vezes, é a primeira vez que está colocando o pé na capital do seu estado e, principalmente, é a primeira vez que está na sua Universidade”, declarou Lilian Zaros, coordenadora pedagógica da EaD/UFRN e coordenadora-geral da Semana Universitária.
Para a secretária adjunta da EaD/UFRN, Ione Morais, foi gratificante presenciar esse acontecimento histórico. “A gente vê, no olhar de cada um, a satisfação de conhecer a nossa Instituição e, nesse sentido, a gente pensa que está atingindo o nosso objetivo, que é fazer com que se aguce nesses alunos o sentimento de pertença à UFRN”, ressalta.