A Diocese de Caicó prossegue com a programação religiosa alusiva a Semana Santa. Nesta quarta-feira (13), acontecerá às 19h em algumas igrejas da cidade o Ofício das Trevas.
O Ofício de Trevas (ou Tenebrae) é celebrado na noite da Quarta-feira Santa e não é uma missa, mas uma oração conjunta entre fiéis.
Esta celebração é caracterizada pela presença de um candelabro com 15 velas denominado tenebrário. As quinze velas representam os onze apóstolos, as três Marias e a Virgem Maria, ou seja, aqueles que acompanharam Jesus.
Durante o Ofício de Trevas, 14 das 15 velas de um candelabro triangular no altar são apagadas após cada salmo. Representa a glória de Cristo que se apaga no sofrimento da Paixão. É uma cerimônia dramática, que leva à contemplação do sofrimento e da incompreensão que Cristo sofreu. A 15ª vela, que fica no vértice do triângulo, não pode ser apagada. Ela representa Cristo Luz do Mundo.
Esta vela é retirada do altar e escondida, representando o período entre Sexta-feira Santa e madrugada de Domingo de Páscoa, em que Jesus Cristo ficou no sepulcro. Nesse momento toda a igreja fica no escuro. Quando se apagam todas as luzes, as pessoas batem os pés no assoalho da igreja. A vida fica sem luz, as trevas tomam conta do lugar. Quando as luzes se acendem, representa a ressurreição de Cristo.
Confira a programação das igrejas que realizarão o Ofício das Trevas:
PARÓQUIA DE SÃO JOSÉ – BAIRRO PARAÍBA
19h: Ofício de Trevas.
20h: Confissão Comunitária.
PARÓQUIA DE FÁTIMA – CAICÓ
19:00 h – Ofício de Trevas – Matriz de Fátima – Vila do Príncipe
PARÓQUIA DE SANTO ESTÊVÃO DIÁCONO – CASTELO BRANCO
19h – Oficio das Trevas a Matriz
PARÓQUIA DE SÃO FRANCSICO DE ASSIS – BAIRRO PAULO VI
19h – Oficio das Trevas a Matriz
PARÓQUIA DE SANTA CRUZ E NOSSA SENHORA DAS DORES
19hs – Celebração Penitencial e Missa na Matriz de Santa Cruz.