O boletim mais recente sobre a balneabilidade das praias do Rio Grande do Norte, divulgado nesta sexta-feira 12, revelou a identificação de seis trechos considerados impróprios para banho. As áreas sinalizadas como inadequadas estão localizadas em Baía Formosa/Porto, Nísia Floresta/Foz do Rio Pirangi, Parnamirim/Rio Pium (Ponte Nova), Pirangi do Norte (APURN), Rio Pium (Balneário Pium) e Natal/Areia Preta (Praça da Jangada).
Ao todo, foram coletadas e classificadas 51 amostras de água em diferentes pontos ao longo da faixa costeira dos municípios de Extremoz, Natal, Parnamirim, Nísia Floresta, Baía Formosa, Canguaretama, Tibau do Sul, Ceará-Mirim, Maxaranguape, Touros, Macau, Areia Branca, Grossos e Tibau.
O objetivo principal é informar aos banhistas sobre as condições das praias monitoradas, com a base dos dados analisando a presença de coliformes termotolerantes nas águas. A classificação segue as normas estabelecidas na Resolução nº 274/2000 do Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA.
O estudo é resultado da parceria entre o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e a Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN), fazendo parte do Programa Água Azul.