Segunda edição da corrida da Facisa acontece em novembro

Para estimular a prática de hábitos saudáveis, a Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (Facisa/UFRN) promove a 2ª Corrida da Facisa – edição 2023. A iniciativa faz parte das atividades realizadas pelo projeto de extensão Facisa em movimento, e acontece no dia 29 de novembro, às 19h, nas dependências externas da Instituição e nas ruas do município de Santa Cruz. A ação é gratuita e destinada à comunidade interna e externa da unidade acadêmica.

Coordenado pelos professores da Instituição Socorro Luna Cruz e Clécio Gabriel, o Facisa em Movimento atua com a promoção de atividades físicas voltadas para servidores e alunos. Nesse sentido, a corrida da Facisa já faz parte da programação do projeto de extensão, que tem por objetivo principal proporcionar momentos de maior interação entre a Universidade e a comunidade por meio do desenvolvimento de atividades esportivas.

De acordo com Socorro Luna Cruz, o surgimento do projeto se deu a partir da observação da necessidade de opções de atividades esportivas e de lazer para a comunidade acadêmica com o objetivo de contribuir com a saúde, a interação e a qualidade de vida, principalmente pelos alunos atravessarem períodos de longas jornadas de estudos e de atividades acadêmicas. A docente comenta, além disso, que a corrida faz parte da programação em comemoração aos 15 anos de fundação da unidade acadêmica.

“No ano de 2022, a 1ª corrida da Facisa foi um evento de sucesso, totalizando 217 corredores, em um percurso de 5km nas ruas do município. A ação contou com a colaboração da Secretaria de Trânsito da Prefeitura de Santa Cruz, além do comércio da cidade”, salienta Socorro Luna Cruz. A professora comenta, ainda, que durante o momento, foi realizada uma ação social, com a arrecadação de cerca de 250 kg de alimentos, que foram doados a instituições sociais de Santa Cruz. É esperado, nesta segunda edição, que a iniciativa se repita.

Socorro Luna Cruz ressalta, também, que, para o ano de 2023, as inscrições já foram encerradas, com um total de 350 inscritos. “O momento integra a Universidade à comunidade como forma de favorecer a popularização do conhecimento científico, social e cultural da cidade”, comenta a docente. Para ela, a ação otimiza as oportunidades de saúde, de participação e de segurança, objetivando melhorar a qualidade de vida da comunidade em todos os ciclos da vida.

Como maneira de incentivar e preparar os participantes para a corrida, foram programadas para acontecer semanalmente atividades físicas em grupo com equipe de profissionais de educação física da região do Trairi. Por isso, nos dias 16 e 23 de novembro, às 18h, haverá ações recreativas monitoradas e incentivadas por pequenos grupos com o intuito de conhecer previamente o percurso da corrida. Já no dia 28, das 8h às 20h, será realizada a entrega dos kits para os corredores.

Para os interessados, mais informações podem ser obtidas pela página do Instagram do Facisa em movimento.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *