Secretaria de Educação traça estratégias para Busca Ativa Escolar em Timbaúba dos Batistas

Em Timbaúba dos Batistas, a Secretaria de Educação promoveu uma reunião para traçar estratégias para Busca Ativa Escolar e planejamento para acolhida dos alunos que se encaixam na Busca Ativa Escolar.

A Busca Ativa Escolar é uma estratégia que colabora com municípios e estados para garantir direitos de crianças e adolescentes.

Ela foi desenvolvida pelo UNICEF, em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e com apoio do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

A intenção é apoiar os governos na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão. Por meio da Busca Ativa Escolar, municípios e estados têm dados concretos que possibilitarão planejar, desenvolver e implementar políticas públicas que contribuam para a garantia de direitos de meninas e meninos.

A Busca Ativa Escolar reúne representantes de diferentes áreas – Educação, Saúde, Assistência Social, Planejamento etc, fortalecendo, dessa forma, a rede de proteção. Cada secretaria e profissional tem um papel específico, que vai desde a identificação de uma criança ou adolescente fora da escola ou em risco de abandono, até a tomada das providências necessárias para seu atendimento nos diversos serviços públicos, sua (re)matrícula e sua permanência na escola.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *