Secretaria de Agricultura e empresas potiguares participam de feira internacional de frutas

O Rio Grande do Norte é um dos estados que irá participar, com estande próprio, na primeira edição brasileira da feira internacional Fruit Attraction, nos próximos dias 16, 17 e 18 de abril, no centro de convenções Expo São Paulo.

A participação do RN é viabilizada graças a articulação do Governo do RN, via Secretaria de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape/RN), em parceria com o Sebrae/RN, Ufersa e o Sistema Faern/Senar, o que permitirá a participação de mais de 20 empresas potiguares.

O evento já é promovido há 15 anos na Espanha, pela empresa Ifema/Madrid, e chega ao Brasil pela primeira vez na esteira dos números apresentados em 2023 pela Associação Brasileira de Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas), que mostram que o país bateu recorde de faturamento em exportação, alcançando a marca de US$1,2 bilhão.

Segundo o titular da Sape/RN, Guilherme Saldanha, o Governo do RN fez questão de participar de uma das maiores feiras de frutas do mundo, sendo o Brasil o país escolhido para sediar, pela primeira vez, o evento na América Latina. “Estamos levando uma comissão de mais de 25 produtores e exportadores dos mais diversos tipos de frutas e dos mais diversos tamanhos, desde grandes empresas até pequenos produtores. Fazemos questão de estar juntos, mostrando tudo que o Rio Grande do Norte faz bem. Afinal de contas, somos os maiores exportadores de frutas, fato que nos orgulha muito desde 2019”, apontou o secretário.

Segundo o Boletim Hortigranjeiro da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em 2023, o volume total de frutas enviadas ao exterior foi de pouco mais de 1,11 milhão de toneladas, superior em 5,9% em relação ao ano anterior, e o faturamento foi de US$ 1,338 bilhões, superior 23,5% em relação a 2022 e de 9,9% em relação a 2021. Os estados exportadores que se destacaram no levantamento da Conab foram o Rio Grande do Norte (25%), Pernambuco (19%), Bahia (18%), São Paulo (13%) e Ceará (11%), e as principais frutas exportadas foram mangas, limões e limas, melões, uvas e melancias.

Participante da feira e presença confirmada no estande do RN, o empresário Luiz Roberto, da empresa potiguar Agrícola Famosa, tem grandes expectativas. “O Rio Grande do Norte é um dos maiores exportadores de fruta do Brasil e tem um potencial de crescimento fantástico, decorrente de sua segurança hídrica, dos fatores climáticos propícios à produção de fruta e também a proximidade dos principais portos escoadores de fruta do Nordeste, especialmente Rio Grande do Norte e Ceará”, afirmou Luiz.

“Para nós empresários, é muito importante a participação na feira, especialmente junto ao Governo do Estado, e com outros empresários do setor. Estamos todos em sintonia, no objetivo de fortalecer cada vez mais essa atividade, fechando bons negócios e, principalmente, entendendo a importância da fruticultura na geração de emprego-renda, além do próprio desenvolvimento econômico do RN”, finalizou o empresário.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *