O Ministério da Saúde firmou parcerias com o Instituto do Câncer do Ceará, a Fundação Doutor Amaral Carvalho e a Sociedade Hospitalar São José para o desenvolvimento de três projetos no campo da oncologia. Cerca de R$ 16 milhões serão investidos em pesquisa e prestação de serviços médico-hospitalares para pessoas com câncer de pênis, esôfago, intestino e leucemia. O termo de compromisso com as Organizações da Sociedade Civil (OSCs) foi celebrado no dia 30 de abril, com a publicação no Diário Oficial da União (DOU).
As OSCs integram o Programa de Apoio à Atenção à Saúde Oncológica (Pronon), iniciativa da pasta voltada para apoiar a captação e canalização de recursos por entidades privadas e sem fins lucrativos para a realização de projetos voltados para a prevenção, o tratamento e o combate ao câncer.
Ao todo, 48 projetos estão previstos para desenvolverem ações no âmbito do Pronon nos próximos anos, envolvendo recursos de doações de pessoas físicas e jurídicas na ordem de R$ 185,5 milhões.
Conheça os três projetos com termo de compromisso firmados:
Estudo sobre câncer de pênis no Ceará
Desenvolvido pelo Instituto do Câncer do Ceará, em Fortaleza, o projeto propõe um estudo randomizando e comparativo com pacientes em tratamento de câncer de pênis atendidos pelo Sistema Único de Saúde do estado, para avaliar a eficácia e custo-efetividade de duas técnicas cirúrgicas: Linfadenectomia Inguinal Laparoscópica Robô Assistida em relação à Linfadenectomia Inguinal Aberta.
A amostragem do estudo compreende 90 pacientes que serão operados e acompanhados por especialistas na área de Uro-Oncologia e terão seus dados demográficos, clínicos pré-operatórios, intra-operatórios e pós-operatórios, patológicos, bem como tempos de sobrevida registrados em fichas de seguimento específicas.
Diagnóstico precoce no Rio Grande do Sul
O projeto pretende atuar na área de diagnóstico de câncer de esôfago e intestino com o objetivo de qualificar o atendimento e a prestação de serviços médico-assistenciais voltados à atenção e ao cuidado da pessoa com câncer realizados no Hospital São José, em Antônio Prado (RS), por meio da aquisição de equipamentos para exames de colonoscopia e endoscopia.
Com o projeto, serão ofertadas consultas com gastroenterologista, para diagnóstico de câncer de esôfago e intestino, bem como ampliadas a realização de exames de colonoscopia e endoscopia oferecidos à população, de forma a reduzir filas de espera para o diagnóstico do câncer.
Atendimento em leucemia no Estado de São Paulo
O projeto tem por objetivo ofertar serviços médico-assistenciais pela Fundação Doutor Amaral Carvalho, Jaú (SP) a pacientes com suspeitas ou portadores de Leucemia Mieloide Aguda (LMA), que estão em início de diagnóstico e tratamento, por meio da implantação da citometria espectral.
Com a iniciativa, serão adquiridos equipamentos de alta precisão diagnóstica com tecnologia adequada aos procedimentos que serão ofertados aos pacientes onco-hematológicos da instituição.
Sobre o Pronon
O Pronon foi concebido para incentivar a realização de projetos de atenção oncológica, bem como apoiar e fortalecer a Política Nacional de Atenção Oncológica.
Os projetos são desenvolvidos por instituições de direito privado, associações ou fundações, sem fins lucrativos, que atuam na prevenção e combate ao câncer, por meio da ampliação da oferta de serviços e da prestação de serviços médico-assistenciais; do apoio à formação, ao treinamento e aperfeiçoamento de recursos humanos em todos os níveis de atenção; bem como da realização de pesquisas clínicas, epidemiológicas, experimentais e socioantropológicas.
Por Ministério da Saúde