A Secretaria Municipal de Saúde, desenvolveu ações estratégicas e prioritárias, a fim de alinhar às diretrizes clínicas necessárias para o acompanhamento adequado da população Cruzetense.
Com isso, as equipes tem maior planejamento para ofertar serviços e acompanhar os indivíduos e famílias na comunidade. Por meio do monitoramento desses indicadores, podem ser avaliados os acessos, a qualidade e a resolutividade dos serviços prestados pelas Equipes de Saúde da Família e Equipe de Atenção Primaria), fornecendo subsídios para medidas de aprimoramento das ações e dando mais transparência aos investimentos na área da saúde para a sociedade.
O objetivo do programa é aumentar o acesso das pessoas aos serviços da Atenção Primária e o vínculo entre a população e a equipe de saúde, com base em mecanismos que induzem à responsabilização dos gestores e dos profissionais pelas pessoas que assistem.
O conjunto dos 7 (sete) indicadores atendem às seguintes Ações Estratégicas: Pré-natal, Saúde da Mulher, Saúde da Criança e Condições Crônicas.
Em essência, os indicadores têm a missão de comunicar, de forma simples e por meio da quantificação, os resultados diretos de determinado processo ou operação.
Os indicadores do Previne Brasil, são mecanismos criados pelo Governo Federal com o intuito de avaliar e incentivar o bom desempenho da saúde nos municípios e no mais recente levantamento realizado pelo Previne Brasil, o Município de Cruzeta alcançou o 5º Lugar entre todas as cidades do Seridó, e 37° entre os 167 municípios do Rio Grande do Norte, garantindo os recursos necessários para o bom funcionamento dos serviços de saúde.
Esses resultados são frutos do empenho dos profissionais de saúde e acompanhamento mensal da coordenação de saúde!