O Ministério da Saúde divulgou, nesta quarta-feira (5), nota em que afirma acompanhar com prioridade as pesquisas e os avanços tecnológicos relacionados à imunização contra a dengue.
Desde março, a pasta, inclusive, tem tido reuniões com representantes do laboratório Takeda, que conseguiu aprovação da Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, para uma vacina de prevenção contra a dengue.
Nesse período, no entanto, a empresa não solicitou incorporação do imunizante ao Sistema Único de Saúde, nem enviou informações sobre o produto para análise da Conitec, Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS.
O ministério afirma que mantém diálogo aberto com o laboratório e está na expectativa de apresentação da proposta.
Segundo o secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Complexo da Saúde do Ministério da Saúde, Carlos Gadelha, o objetivo é incorporar a melhor tecnologia existente contra a dengue para que fique à disposição da população.
Na nota, a pasta reforça ainda que retomou o fortalecimento do Complexo Econômico-Industrial da Saúde para reduzir a dependência externa do país e assegurar o acesso da população a insumos essenciais. Mas enfatiza que a produção nacional não impede a importação de produtos.