Na responsabilidade das professoras Ana Célia Silva de Azevedo e Julianne Costa Lopes, professoras da Sala de AEE (Sala de Atendimento Educacional Especializado) e uma realização da SEMEC ( secretaria municipal de educação e cultura), foi realizada na manhã desta quarta-feira,23, em São José do Seridó a Caminhada em alusão a Semana da Pessoa com deficiência intelectual e múltipla.
O evento teve início as 7 horas e 30 minutos da manhã, saindo da frente da Escola Municipal Raul de Medeiros Dantas , percorrendo as principais ruas da cidade mostrando a importância de celebrar e conscientizar a sociedade da importância e das necessidades deste segmento populacional combatendo o preconceito e a discriminação.
A ação teve a participação de todas as instituições de ensino da rede municipal,além de beneficiários do SCFV e da população.
A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla é celebrada anualmente entre os dias de 21 ao dia 28 de Agosto. Ela foi instituída pela Lei N° 13.585/2017 com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre as necessidades específicas desse segmento populacional e buscando combater o preconceito e a discriminação.
Para Ana Célia “A construção de uma sociedade verdadeiramente inclusiva requer a desconstrução dos impedimentos sociais que limitam a plena participação das pessoas com deficiência. Por meio de educação inclusiva, acessibilidade, sensibilização e combate ao preconceito, juntamente com políticas públicas efetivas, podemos transformar uma sociedade, onde todas as pessoas sejam valorizadas, respeitadas e tenham igualdade de oportunidades.”Destacou Ana Célia observando que ’A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla de 2023 é um convite a reflexão e ação em prol dessa causa, conectando esforços e somando para um futuro mais inclusivo e justo para todos.”