Continua a expectativa pela sangria do Açude Marechal Dutra, o popular Gargalheiras. Faltando poucos centímetros, cerca de 10 cm, para o transbordamento, a população acredita que desta quarta-feira (03) não passa. O reservatório não atinge sua capacidade máxima há 13 anos.
A ansiedade dos moradores de ver a água extrapolar o paredão é tão grande que há pelo menos dois dias as pessoas fazem uma vigília no local e medem o nível a cada hora. Havia a expectativa de que a sangria acontecesse nas primeiras horas desta quarta-feira, o que não se concretizou.
“A gente fala com felicidade e com tristeza. Passamos anos de um deserto praticamente. Para quem mora aqui e vê um gigante desse seco e agora vê quase transbordando é uma felicidade imensa”, contou o vigilante Joedson Morais.
Ele ainda falou sobre a importância da sangria para o povo da região. “Isso é sinônimo de riqueza, principalmente financeiro. A pesca daqui sustenta muitas famílias. A parte do turismo também, agora com o Geoparque, com certeza, é só alegria. Não só em Acari, como em Currais Novos, com o Dourado”, comentou Morais.
De acordo com a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), a expectativa para a semana, até o domingo (07), é de céu parcialmente nublado com chuvas em todas as regiões do estado.