“É preciso um trabalho articulado com diversas secretarias e ações permanentes, com prioridade no orçamento do município, afinal artesanato, além de fonte de renda, é a nossa identidade”, defendeu Sandra Kelly durante reunião na tarde desta terça-feira (3), com representantes de associações e cooperativas de artesãos de Caicó.
O plano de governo de Sandra e Airton Dias inova com a proposta de criação de um Programa Municipal de Artesanato, visando fortalecer a valorização e divulgação do artesanato local. “É capacitar os artesãos locais, patrocinar a realização de eventos no município que destaquem o artesanato e apoiar a participação de artesãos de Caicó em feiras nacionais”, exemplifica a candidata a prefeita.
Airton Dias, candidato a vice-prefeito, reforçou que, além da importância econômica, “o artesanato ajuda muita gente, principalmente os idosos, a ocupar a mente e prevenir doenças como depressão e Alzheimer”.
Uma das sugestões discutidas durante a reunião foi que a FAMUSE seja fortalecida e um local apontado para a montagem da feira seria a praça Dix-Sept Rosado, onde já estão localizados o Mercado Público, o pavilhão da Caicó Mostra Caicó, é próximo da Casa do Artesão e já conta com estruturas de estabelecimentos de alimentação, banheiros e praça de táxi.
“É a maior Feira de Artesanato do interior do Estado, que vai completar 40 anos, mas ainda fica de pires na mão pra prefeitura”, criticou Sandra Kelly.