Com o objetivo de promover uma abordagem colaborativa e participativa na construção da programação da Semana Mundial da Água 2024, foi realizada no último dia 16, uma reunião de planejamento para a Semana da Água 2024, que ocorrerá entre 18 e 24 de março. O encontro realizado no auditório da SEMARH destacou a proposta de inclusão de ações nas Bacias Hidrográficas do RN, com a participação dos respectivos Comitês.
“Nosso objetivo foi discutir e elaborar em conjunto a agenda de atividades e ações que serão desenvolvidas, visando fortalecer a gestão integrada, democrática e participativa das águas no território potiguar”, resumiu o diretor técnico do IGARN, Procópio Lucena, um dos participantes da reunião.
Ainda segundo ele, a ideia é que seja uma semana de atividades em Natal, com abertura do evento no dia 18 e encerramento no dia 24 de março, na capital Potiguar. “Em paralelo, ocorrerão ações dentro das Bacias Hidrográficas do Rio Pitimbu, Ceará-Mirim, Piancó-Piranhas-Açu e Apodi-Mossoró, com agendas tratando de água, educação ambiental e outros assuntos”, adiantou Procópio.
Nessa reunião, foi ressaltada a necessidade de uma maior conexão do tema da água com a educação ambiental, sendo proposto ao grupo a realização de três eventos conduzidos pela Comissão Interestadual de Educação Ambiental (CIEA), conforme afirmado por Robson Henrique, da Coordenadoria de Meio Ambiente e Saneamento da SEMARH, com “ações organizadas nos municípios de Apodi, Pau dos Ferros e Mossoró, como forma de dar continuidade a uma agenda em andamento na Bacia do rio Apodi-Mossoró”, acrescentou o coordenador da COMEAS.
Presentes ao encontro representantes do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (IDEMA), Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (SESAP/RN), Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC/RN), Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN), Comissão Estadual Interinstitucional de Educação Ambiental do Rio Grande do Norte (CIEA/RN), do Instituto Federal de Educação (IFRN), e dos Comitês de Bacias – CBH do Rio Pitimbu, CBH do Rio Ceará-Mirim, CBH dos Rios Piancó-Piranhas-Açu e CBH dos Rios Apodi-Mossoró.