O reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), José Daniel Diniz Melo, visitou, nesta segunda-feira, 28, o Ludovicus – Instituto Câmara Cascudo, sediado na casa onde viveu o intelectual Luís da Câmara Cascudo. O momento foi guiado pelas representantes do Instituto, Daliana Cascudo e Camilla Cascudo, que apresentaram os cômodos e curiosidades da moradia, assim como o acervo preservado no local.
Na ocasião, as netas de Câmara Cascudo mostraram os manuscritos originais de nove obras inéditas, encontradas na biblioteca particular do avô. Entre os materiais, estão as obras História antiga do Ceará-Mirim, História da Literatura Norte-rio-grandense e Ruas da Cidade do Natal, as quais se espera publicar em parceria com a UFRN. A apresentação dos manuscritos foi acompanhada pelo professor aposentado da UFRN, Humberto Hermenegildo, referência nos estudos sobre Cascudo.
Daniel Diniz agradeceu pela recepção durante a visita, que considera relevante não apenas pelo valor histórico e cultural do legado de Câmara Cascudo, mas também pelo seu protagonismo na criação da própria UFRN, onde realizou o discurso inaugural. O reitor reforçou o interesse da Universidade em realizar novos trabalhos em cooperação com o Instituto Ludovicus, de modo a manter viva a memória e disseminar os conhecimentos deixados pelo intelectual potiguar.