A produção de queijo de manteiga é um dos destaques da economia da região Seridó, que já é reconhecida nacionalmente pelos seus bordados. Iguaria de tradição secular, o queijo de manteiga também é apreciado em todo o país e integra um dos pilares para a região se posicionar como a segunda maior bacia leiteira do RN. Agora, os queijeiros locais buscam estratégias para valorização deste produto artesanal, como a obtenção do selo de Indicação Geográfica (IG). O primeiro passo foi dado nessa quarta-feira (24), com a criação da Associação dos Produtores de Queijo do Seridó (Amaqueijo).
A entidade já começa com 17 produtores associados, cuja adesão ocorreu na assembleia de formação, que fez parte da programação do 1º Seminário sobre Indicações Geográficas e Marcas Coletivas. Realizado em Caicó nesses dias 24 e 25 de agosto, o evento é promovido pelo Sebrae no Rio Grande do Norte e instituições parceiras. O seminário foi realizado no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Caicó.
“Além de todo o processo que está sendo feito de certificação junto aos órgãos sanitários, esse é um passo é fundamental para que os produtores possam também pleitear uma IG; é preciso que exista uma instituição representativa de um segmento específico que conduza o projeto e levar ao INPI”, destacou gerente da Agência Sebrae no Seridó Ocidental, Pedro Medeiros.
O seminário contou com a presença de representantes de vários órgãos, como a Agência de Desenvolvimento Sustentável do Seridó (Adese), o Centro de Tecnologia do Queijo do IFRN – Campus Currais Novos, Banco do Nordeste, Emater, Idiarn, Ministério da Agricultura (Mapa), Ministério do Desenvolvimento Regional, Senar, Ufersa e UFRN.
O gestor de projetos do Sebrae-RN, Acácio Brito, também foi palestrante do seminário e falou sobre o Programa de Apoio ao Queijo Artesanal Potiguar para fortalecer as ações do segmento que contribui para o desenvolvimento rural do Seridó.
“A partir de hoje, teremos um setor mais articulado e mais forte, que vai mostrar para o Nordeste a força da produção artesanal de queijos”, celebrou Acácio Brito.