Convidada para conduzir as imagens dos Santos Reis, co-padroeiros da cidade do Natal, a governadora Fátima Bezerra participou na tarde deste sábado 6 da procissão em alusão ao dia dos Santos Reis em Natal e encerramento dos festejos natalinos.
Com o tema “Que o nascimento de Cristo seja luz para guiar nossos corações”, a procissão percorreu o bairro de Santos Reis com a presença do arcebispo metropolitano de Natal, Dom João Santos Cardoso e logo após aconteceu a missa solene com o anúncio do reconhecimento do Santuário Arquidiocesano dos Santos Reis como Patrimônio Material, Cultural, Histórico e Religioso do RN. A Lei 11.660 de dezembro de 2023, de autoria do deputado Ubaldo Fernandes foi sancionado pela governadora Fátima Bezerra e entrou em vigor neste sábado 6.
Segundo o Jornal Agora RN, a governadora esteve em todo o percurso acompanhada da Deputada federal Natália Bonavides, da secretária da Sethas Iris Oliveira e da vice-presidenta do PT Samanda Alves.
A concentração iniciou às 15h, no Santuário Arquidiocesano de Santos Reis, da Paróquia da Sagrada Família, no bairro de Santos Reis, zona Oeste de Natal.
“Esse é um compromisso irrenunciável. Caminhar ao lado do povo, renovando a nossa fé e a nossa esperança na procissão dos Santos Reis Magos, em Natal. Este é um bairro que eu tenho um carinho muito especial e essa festa faz parte da minha história e da minha trajetória”, disse a governadora.
A placa de reconhecimento foi apresentada ao público e fiéis ao final da missa solene e contou com a presença da secretária Iris Oliveira representando a governadora.
“Este é um dos símbolos da fé e da nossa história. Um dia marcante para toda a nossa população. Estou muito feliz pelo reconhecimento do nosso patrimônio, um dos mais antigos que temos. É um templo histórico”, ressaltou a governadora.
As celebrações começaram no dia 27 de dezembro e em todos esses dias a festa atraiu milhares de fiéis e turistas.
HISTÓRIA
A Festa de Reis é a primeira e mais antiga manifestação religiosa da cidade do Natal. Datada do ano de 1598, com a construção da Fortaleza dos Reis Magos.
Tornou-se popular com a chegadas das imagens dos Magos em 1753, presente da Coroa Portuguesa à Capitania do Rio Grande do Norte.
Na tradição religiosa, os Reis Magos estão ligados à história bíblica de Jesus, nascido na cidade de Belém no primeiro século da era cristã.