Provas da 2ª fase da Obmep serão aplicadas neste sábado (19)

As provas da segunda fase da 19ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) ocorrem, neste sábado (19/10), para mais de 900 mil estudantes de todo o país. A prova será realizada às 14h30 (horário de Brasília). Os locais de aplicação estão disponíveis no site da Obmep.

Promovida pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), a Obmep é considerada a maior olimpíada do conhecimento do país. As provas são realizadas em duas fases: a primeira ocorreu no mês de junho e contou com a participação de 18,5 milhões de alunos de todas as regiões do país. De acordo com o Impa, a iniciativa alcançou, nesta edição, o recorde de 56.516 instituições participantes, e a incrível marca de 5.564 cidades – 99,9% dos municípios brasileiros.

Nesta segunda fase, os alunos terão três horas para completar a prova, com seis questões discursivas. É recomendado que os estudantes cheguem com pelo menos 30 minutos de antecedência ao local de aplicação da avaliação, apresentando um documento de identificação legível (carteira de identidade, certidão de nascimento ou carteira escolar). A prova pode ser feita a lápis ou à caneta esferográfica azul ou preta. Os resultados serão divulgados no dia 20 de dezembro deste ano.

Medalhista de ouro na competição em 2023, Gabriel Rocha, de 14 anos, espera repetir o desempenho, e a vitória, neste ano. “Eu sinto que estou bem preparado para a segunda fase da Obmep. Já tenho bastante experiência e repertório também, porque fiz há alguns dias a Olimpíada Brasileira de Matemática, que é uma olimpíada ainda mais difícil que exige um repertório ainda maior, então sinto que estou bem preparado.”


Confira a reportagem de Pablo Mundin no jornal Brasil em Dia, do Canal Gov

menino da obmep 3.png

Obmep

Criada em 2005 pelo Impa e realizada com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas é promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC). Destinada a estudantes do 6º ano do Fundamental ao 3º ano do Médio, a Obmep contribui para estimular o estudo da Matemática e identificar jovens talentos. Outros objetivos são promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento e contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de alunos brasileiros acesse material didático de qualidade.

Com informações do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *