O ProUni, Programa Universidade para Todos, teve mais de 224 mil inscritos, segundo dados do Ministério da Educação. A primeira chamada dos candidatos pré-selecionados será no dia 4 de julho e a segunda no dia 24 de julho. Os resultados serão divulgados no Portal Acesso Único.
O Programa oferta bolsas de estudo (integrais e parciais) em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições de educação superior privadas. O ProUni ocorre duas vezes ao ano e tem como público-alvo o estudante sem diploma de nível superior.
De acordo com o ministério, a maior parte dos candidatos tem até 21 anos, o equivalente a 71,4%. Já aqueles com idade entre 22 e 29 anos representam 20,6%, seguidos da faixa etária de 30 a 39 anos (5,1%).
O número de bolsas ofertadas nesta edição foi de 276 mil e meio, sendo mais de 215 mil bolsas integrais e pouco mais de 61 mil parciais. As bolsas integrais ou parciais são disponibilizadas de acordo com a renda familiar bruta mensal per capita, conforme previsto no Edital do programa.
Entre as regiões, a Nordeste foi a que teve o maior número de inscritos, um total de mais de 85 mil candidatos, representando 38,05% do total. A região Sudeste fechou com 34,50% dos inscritos, seguida pela região Sul, Norte e a Centro-Oeste.