Na próxima terça-feira (18), os chefes dos Três Poderes participam, no Palácio do Planalto, em Brasília, de reunião para a discussão de políticas de proteção do ambiente escolar.
O encontro, agendado para as 9h30, foi marcado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva como o primeiro compromisso oficial após retornar da viagem à China e aos Emirados Árabes. Também participam da reunião ministros, Ministério Público, governadores, entidades representativas dos prefeitos e parlamentares.
O objetivo é discutir políticas de prevenção e enfrentamento à violência nas escolas, a partir de estratégias de promoção da paz nas instituições educacionais, e de combate aos discursos de ódio e ao extremismo.
De acordo com o governo federal, a segurança dos alunos é uma prioridade. Medidas emergenciais já foram adotadas, como a ampliação do trabalho de inteligência da Polícia Federal, a liberação de R$ 150 milhões para o apoio às rondas escolares ou similares, e a edição de uma portaria ministerial, no âmbito do Ministério da Justiça e Segurança Pública, para responsabilizar as plataformas digitais pela veiculação de conteúdos com apologia à violência nas escolas.
O presidente Lula também instituiu, por meio de decreto, um Grupo de Trabalho Interministerial para propor políticas de prevenção em até 90 dias.