Projeto divulga produção de cordelistas do Seridó

Formado por poemas populares, os cordéis, em sua grande maioria, são escritos em forma de rima e alguns são ilustrados com xilogravuras. As histórias presentes nesses escritos trazem uma abordagem de questões do cotidiano e da cultura popular.Como forma de divulgar a produção dos autores de cordel, o Centro de Ensino Superior do Seridó (Ceres/UFRN) realiza o projeto de extensão Cordelistas do Seridó. Sob coordenação de Lourival Andrade Júnior, professor da unidade acadêmica, os bate-papos possuem uma duração média de dez minutos e são disponibilizados no canal do YouTube da Cordelteca da UFRN Poeta Djalma Mota.

O projeto foi iniciado em 2022, vinculado ao Departamento de História (DHC) do Ceres. Lourival Andrade Júnior comenta que, na região seridoense, existe uma profusão de poetas em diversas cidades e isso motivou o surgimento da iniciativa, como forma de contribuir com a visibilidade desses artistas populares. De acordo com o docente, a partir da publicação das entrevistas no YouTube, a ação se torna de suma importância, visto que apresenta uma gama de poetas cordelistas para o mundo.

Neste ano de 2023, os participantes do projeto conseguiram realizar um bate-papo com dez cordelistas. Além de Caicó, foram realizadas, também, entrevistas nos municípios de Carnaúba dos Dantas, Tenente Laurentino Cruz, Florânia, Parelhas e Currais Novos. O professor explica como ocorre o processo de pré-produção das entrevistas: “o bolsista do projeto, André Felipe, entra em contato com os cordelistas e seguimos para a cidade de cada entrevistado. Muitas vezes não conseguimos entrevistar todos por conta de compromissos dos poetas, mas daremos continuidade em 2024”.

Um fator importante do projeto é que permite que eles passem também a se conhecer e a trocar informações e produções a partir das entrevistas, é o que diz Lourival Andrade Júnior. Para o docente, a atividade aproxima o público dessa produção, que é Patrimônio Imaterial do Brasil, e conecta poetas de diversas cidades. “O projeto sendo aprovado nos editais para execução em 2024, pretendemos entrevistar novos cordelistas em Caicó e retornar para Currais Novos, Parelhas e Tenente Laurentino Cruz para conversarmos com aqueles que não puderam participar em 2023”, esclarece.

Cordelteca da UFRN Poeta Djalma Mota

O projeto está vinculado à Cordelteca da UFRN Poeta Djalma Mota, que existe desde 2016 e funciona em uma sala da Biblioteca do Ceres, em Caicó. Atualmente, o espaço possui 4.287 folhetos em seu acervo. Os cordéis estão sendo digitalizados para facilitar a pesquisa de qualquer pessoa que queira utilizar essa fonte em seus trabalhos. Para Lourival Andrade Júnior, o Cordelistas do Seridó vem agregar esse trabalho, utilizando o audiovisual para divulgar a produção local e os poetas da região.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *