Projeto de extensão do Instituto do Envelhecer desenvolve jogos para idosos

Facilitar a compreensão das pessoas idosas, de forma lúdica, quanto às temáticas abordadas pelos respectivos jogos, além de oportunizar o desenvolvimento do autocuidado. Esse é o objetivo do projeto de extensão Jogos Educativos como Ferramentas de Educação para Autocuidado da Pessoa Idosa, desenvolvido pelo Instituto do Envelhecer (IEN/UFRN).

A ação é formada por grupos de discentes de graduação e pós-graduação, que sob a orientação dos professores, desenvolvem brincadeiras simples, capazes de auxiliar de forma lúdica a compreensão de pessoas da terceira idade quanto a temas voltados para o envelhecimento ativo.

Os jogos validados até o momento foram desenvolvidos por dois grupos: Um grupo de odontologia, que criou o Memorizando Sorrisos, voltado para os cuidados com a saúde bucal, e um grupo de farmácia, que criou o Farmamemória, voltado para cuidados com o uso e conservação de medicamentos, como proteção à exposição da luz, umidade, reações adversas, calor, validade, descarte, interações medicamentosas, erros de administração, entre outros.

Grupo de Odontologia realizando testes do jogo Memorizando Sorrisos com o Grupo Liberdade na Terceira Idade. Imagem: IEN.

A validação de ambos se refere à testagem para detectar se algo precisa ser aprimorado ou alterado, de forma que se verifique se as cores, tamanho e layout dos jogos atendem aos seus objetivos, estando de fácil compreensão para os usuários. A ação de validação do jogo da equipe de odontologia foi realizada com vinte idosos do Grupo Liberdade na Terceira Idade, do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS-Salinas), e a validação do jogo realizado pela equipe de farmácia foi realizada com Servidores da UFRN, no IEN.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *