Cinco meninos potiguares foram ao Rio de Janeiro no último final de semana e trouxeram na bagagem uma importante façanha conquistada no Campeonato Sulamericano de Jiu Jitsu – CBJJ 2023. Três deles foram campeões, um vice campeão e o outro ficou em terceiro lugar.
Todos fazem parte do Grow Association, um projeto esportivo que em maio deste ano foi contemplado pelo Programa RN + Esporte, uma política pública do Governo do Estado que consiste no incentivo ao esporte e funciona nos moldes da lei de incentivo à cultura, destinando recursos mediante renúncia fiscal.
“Criamos o Grow Association em janeiro deste ano com objetivo de transformar vidas das crianças por meio do esporte, tornando-os campeões. Dias depois nos inscrevemos no Programa RN + Esporte e, paralelo a isso, fomos a São Paulo, em abril, disputar o Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu CBJJ. Foram seis atletas e seis pódios. No mês seguinte, em maio, saiu o resultado do edital e fomos contemplados. Somos muito gratos ao Governo do Estado. Esse apoio é preponderante para o sucesso do projeto e para o futuro desses meninos. Os resultados já estão aí e é só o começo”, destaca Sílvio Romero, coordenador administrativo do projeto.
O campeonato Sulamericano foi disputado no Parque Olímpico da Vila Militar, no Rio de Janeiro, nos dias 29 e 30 de julho. Os três campeões Sulamericanos são Sílvio Júnior, de Natal (12 anos); Cláudio Neto, de São Gonçalo do Amarante (11 anos), e Laerton Souza, de Parnamirim (13 anos). Victor Gabriel, de Extremoz, (14 anos) foi vice-campeão e Hyanrri dos Santos, de Parnamirim (14 anos), ficou em terceiro lugar.
SOBRE O PROJETO
O trabalho da Grow Association (Associação para Crescer) começou em janeiro de 2023 com dez atletas Kids de várias cidades potiguares e tem como propostas centrais o desporto participativo, a inclusão social e a educação por meio do Jiu Jitsu. O público alvo inicial são crianças e adolescentes dos 6 aos 16 anos. O projeto oferece treinamentos adequados, equipe multiproprofissional e suporte metodológico para competirem em alto rendimento. Além disso, também disponibiliza logística para competições locais, regionais, nacionais e internacionais.
“Nós vimos como o jiu-jitsu mudou e vem mudando a vida do meu filho. E não me refiro só aos resultados nos tatames, mas na vida dele enquanto filho, estudante, como um ser humano em construção. E assim decidimos criar o Projeto Grow Association. Queremos proporcionar isso a outras crianças e transformar outras vidas. Pegamos o trabalho de alto rendimento feito pelo professor Tutu Calixto com Silvinho Júnior, que o levou a títulos como o Campeão Brasileiro, Sulamericano e Mundial de Jiu-Jitsu Kids e ampliamos”, ressalta Sílvio Romero.
Se o Projeto Grow Association foi criado com apenas 10 atletas kids, após o apoio do Programa RN + Esporte, esse número passou para 40 meninos e meninas de várias cidades do Rio Grande do Norte. Agora, a meta é chegar aos 50 jovens até o final do ano.
“O projeto foi desenvolvido com base no próprio nome, crescimento, desenvolvimento e amadurecimento. Nosso foco está nas crianças, pois queremos desenvolver um trabalho desde a base, até o profissionalismo. Falar sobre o Campeonato Brasileiro é literalmente falar sobre realização. Começamos há quatro meses focando no crescimento de cada criança que nos foi confiada pelos pais e apesar da missão diária árdua, fomos surpreendidos não só pelos resultados, mas pelo desempenho de cada um. Vê-los lutando como gente grande provou que estamos no caminho certo”, enaltece o professor Tutu Calixto, Coordenador Técnico do projeto.