Após dois anos de atuação na cidade de Caicó, localidade onde promoveu a formação da primeira orquestra de cordas da história do Seridó, o projeto de extensão da Escola de Música da UFRN (EMUFRN) Aldo Parisot realiza o lançamento, em 2024, de seu segundo polo de atividade na cidade de Currais Novos.
O projeto é voltado para crianças e adolescentes do sexo feminino, na faixa etária entre 10 e 15 anos, em situação de vulnerabilidade social, promovendo o ensino de violoncelo, violino e viola. A iniciativa investe ainda na transformação da realidade social das participantes, possibilitando a elas o acesso à cultura.
Coordenado pelo professor da Escola de Música da UFRN (EMUFRN), Fabio Soren Presgrave, o projeto é inspirado pelo violoncelista potiguar Aldo Parisot (1918-2018), que atuou como solista de diversas Orquestras, como as de Berlim, Viena e Nova Iorque. Os violinos a serem utilizados no polo Currais Novos foram adquiridos com o apoio do Programa Caravana Cultural, da Pró-Reitoria de Extensão da UFRN (Proex).
O projeto Aldo Parisot é uma ação conjunta da EMUFRN; do Programa Sinos (FUNARTE/UFRJ); da Prefeitura de Caicó, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (Semece); do Escritório de Advocacia BTW Madruga (Brasília-DF) e do IFRN – Campus Jucurutu.