No próximo dia 18 de agosto, o Praças da Juventude chega à cidade de Caicó. A programação ocorrerá na Ilha de Santana, das 8h às 20h. O Praças é desenvolvido pela Semjidh, por meio da Subsecretaria da Juventude (Sejuv), em parceria com diversos órgãos dispostos a levar seus serviços para atender a população jovem dos municípios do estado.
Com o objetivo de promover um espaço de integração entre o Governo do Estado e o município, com fomento de atividades lúdicas e sociais, a intenção é garantir uma interação populacional com políticas de cidadania e conscientização. O Praças reunirá diversos serviços, como emissão de carteira de estudante e carteira de trabalho, cadastro no mercado de trabalho, ID Jovem, atendimento do Procon e feirinha de artesanato.
Em parceria com a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Campus Caicó, Secretaria Municipal de Caicó, Secretaria Estadual de Educação e a 10ª DIREC, o Praças da Juventude realizará uma gincana junto com a Feira de Profissões e o ELO-UERN, com a participação das escolas municipais e estaduais da cidade de Caicó, inserindo os estudantes em atividades lúdicas e de crescimento interpessoal.
Sobre o Praças da Juventude
Com o objetivo de realizar atividades integradas de promoção de políticas públicas de juventude em praças públicas do estado, nas zonas urbana e rural, o Praças da Juventude consiste na ocupação dos espaços de convivência, com a realização de ações de conscientização e promoção da saúde, da realização de cadastros e incentivo ao acesso de programas de assistência social e da agricultura familiar, da realização de atividades culturais e esportivas, da divulgação de ações e programas diversos do Governo do RN, de debates com a juventude e da comunidade atendida pelo projeto, além de sessões abertas do Conselho Estadual de Juventude.
O projeto se destina às praças e aos espaços públicos urbanos e rurais considerados na diversidade dos territórios do Rio Grande do Norte, com atenção prioritária àqueles em regiões de maior vulnerabilidade, de acordo com os indicadores disponíveis e índices relevantes de homicídios de jovens. O público-alvo são jovens em situação de vulnerabilidade social, moradores de periferias urbanas e áreas rurais, e potenciais assistidos pelos serviços e programas do Governo do Estado.
Dessa forma, o projeto acredita contribuir para a ocupação dos espaços públicos do estado, afirmando-os como espaço de sociabilização e integração comunitária, ao passo que oferece políticas públicas para a juventude desassistida e em situação de vulnerabilidade social, buscando integrá-la na rede de políticas voltadas, especialmente, à educação, à geração de renda, à promoção da saúde e ao incentivo à cultura.