O Programa de Pós-Graduação em Economia (PPECO), vinculado ao Centro de Ciências Sociais Aplicadas da UFRN (CCSA/UFRN), divulgou o edital de seleção para a 1ª turma do curso de Doutorado em Economia e Desenvolvimento com ingresso no semestre de 2024.1.
Estão sendo ofertadas 10 vagas para o doutorado. As inscrições acontecem até dia 1° de dezembro. Para inscrever-se, o candidato deve acessar o Sigaa, por meio do Sistema Federal do gov.br, e enviar em PDF os documentos exigidos no edital.
A taxa de inscrição custa R$50,00, havendo a possibilidade de solicitar a isenção da taxa no ato da inscrição. Podem participar da seleção os candidatos graduados no curso superior de Economia ou área correlata, com diploma de mestrado ou com diplomação em processo de homologação. Além disso, é necessário ser brasileiro residente no país ou estrangeiro residente ou com visto de estudo.
A área de concentração do curso de doutorado é Economia e Desenvolvimento e tem como linhas de pesquisa: Desenvolvimento Econômico e Regional; Economia Aplicada; e Economia Política e Teoria Econômica. A seleção ocorrerá em seis etapas, que são: homologação das inscrições solicitadas, avaliação do projeto de pesquisa, arguição técnica, avaliação de currículo, heteroidentificação e resultado final.
Ao final de cada uma das etapas, os participantes poderão entrar com recursos. O cronograma completo do processo seletivo está disponível no edital. O resultado de cada etapa será inserido na área do candidato no Sigaa, em documento PDF contendo apenas o número de inscrição, e sua divulgação será informada por notícia. O resultado estará disponível, ainda, na página oficial do Programa.
O doutorado do PPECO tem por objetivos formar doutores em economia para que possam atuar com base na competência técnica, no conhecimento crítico e no compromisso ético político com o desenvolvimento econômico e social. Visa também elevar o nível de qualificação dos profissionais de Economia e de áreas afins na região, ampliando sua capacidade para prestar consultorias e assessorias às instituições governamentais, privadas e públicas não estatais.