Professores estaduais aprovam indicativo de greve e planejam protesto nesta sexta

Os professores da Rede Estadual de Ensino aprovaram um indicativo de greve para o dia 14 de de fevereiro, data prevista para a retomada das aulas no estado. O movimento grevista deve acontecer caso o Governo do Rio Grande do Norte não apresente, até lá, uma proposta para implementar os 33,24% relativos ao Piso Salarial 2022.

Já nesta sexta-feira (04), a categoria realiza um ato público, às 9h, em frente à Governadoria. Também nesse dia está agendada uma nova audiência com a gestão estadual.

As deliberações ocorreram em Assembleia virtual conduzida pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do RN (Sinte-RN), nessa quarta (02). De acordo com o Sinte-RN, ontem estava programada uma audiência com os secretários de Educação, Administração e Planejamento para dar continuidade às negociações, mas o encontro foi adiado porque os representantes do Governo acompanharam a governadora Fátima Bezerra na leitura da mensagem anual para a Assembleia Legislativa.

Sem propostas por parte do Executivo, a categoria decidiu aprovar o indicativo de greve. Os professores cobram a apresentação de uma proposta para atualizar o Piso Salarial 2022 que contemple os ativos e aposentados. Eles reivindicam a implementação dos 33,24% em fevereiro, retroativo ao mês de janeiro. A cobrança do Sindicato está amparada pela Lei 11.738/2008 e a portaria interministerial do Ministério da Educação (MEC) publicada em dezembro passado.

Durante a abertura do ano legislativo, a governadora Fátima Bezerra voltou a afirmar que pagará o Piso Salarial Nacional do Magistério. A afirmação foi feita na leitura da mensagem anual do Governo, na Assembleia Legislativa. Diante dessa nova mensagem, o Sinte-RN destacou que aguarda da chefe do Executivo a informação de quando será implantado o reajuste e de que forma a quitação vai acontecer.

Segundo o Sinte-RN, uma nova audiência com o Governo do Estado deve acontecer nesta sexta-feira (04). A expectativa da categoria é que nessa reunião ocorra um avanço nas negociações.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *