O procurador do município Dr. João Braz e a coordenadora da CEMUTRAN – Lela Dantas estiveram nesta quarta-feira (13), no Programa Panorama 95, apresentado pelo radialista Marcos Dantas, explicando os detalhes sobre como será o trabalho de organização do trânsito em Caicó.
Para quem não sabe, eles estiveram ao lado do prefeito Dr. Tadeu em Natal na semana passada assinando o convênio com o Comando da Polícia Estadual de Trânsito – um marco na luta pela municipalização do trânsito em nossa cidade, além de ser um reforço importante nos trabalhos de segurança pública em nosso município.
Dr. João Braz explicou que a municipalização já existia de uma forma legal, mas necessitava de ajustes e a realização de parcerias para que de fato e direito pudesse funcionar. Um grande avanço foi a criação da Coordenadoria Municipal de Trânsito e a JARI instituídas, mas faltava o município caicoense estabelecer sua própria guarda municipal de trânsito, o que ainda não foi possível face ao limite prudencial de gasto com pessoal não permitir a realização de concurso público.
Lela explicou que a Abrel Engenharia está fazendo um estudo no trânsito para realizar o processo de sinalização e identificação de alguns gargalos. O trabalho será feito passo a passo com estudo para melhorar os estacionamentos, espaço para zona azul, dentre outras melhorias no setor. A coordenadora também explicou que o trabalho será feito respeitando o código nacional de trânsito.
” Nesses 30 dias iremos realizar um trabalho educativo, mas nós precisamos saber e entender que precisamos conhecer as leis do código. Quando todos estão cientes do seu papel na segurança no trânsito, há uma maior mobilização para a redução de acidentes. Além do mais importante, que é reduzir acidentes e preservar o bem estar e a vida. Conhecendo o código você conhecerá melhor as infrações e buscará não cometê-las”, disse.