Primeiro de dia de provas do Enem 2023 teve 24,9% de ausências no RN

O primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023, nesse domingo (05), registrou ausência de 24,9% dos candidatos no Rio Grande do Norte. O dado foi divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), após a conclusão da primeira etapa.

Dos pouco mais de 100 mil inscritos no estado, 25 mil não compareceram aos 255 locais de prova espalhados por 40 municípios potiguares. A taxa de abstinência registrada no RN é inferior à média nacional, que teve 28,1% de ausências no primeiro dia, segundo o balanço preliminar do órgão federal.

Segundo o presidente do Inep, Manuel Palacios, “chegamos ao final do primeiro dia de provas com um número pequeno de ocorrências e participação significativa”. Ao todo, 4.293 participantes foram eliminados por portar equipamento eletrônico; ausentar-se antes do horário permitido; ou não atender orientações dos fiscais, por exemplo. Outras 905 pessoas foram afetadas por problemas como emergências médicas, interrupções temporárias de energia elétrica ou abastecimento de água.

Estudantes que foram prejudicados por condições climáticas e problemas de logística, e também aqueles que foram alocados em locais de prova em distância maior do que a previsão do edital (30 quilômetros), poderão solicitar a reaplicação das provas para os dias 12 e 13 de dezembro. Os casos de doenças e questões de saúde que impediram a realização da prova também dão direito à reaplicação. O requerimento será disponibilizado pelo Inep.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *