A primeira edição do projeto “Cidadania para o Trabalho”, ação da SETHAS em parceria com a Semjidh e o ITEP no Agosto Lilás, reuniu cerca de 300 pessoas na Escola Estadual Paulo Pinheiro Viveiros, bairro Nova Natal, zona norte da capital.
O Cidadania para o Trabalho teve ações de serviços básicos como emissão de documentos, elaboração de currículo para busca de emprego e palestras sobre economia solidária e economia criativa, além do projeto Maria Vai à Cidade e também atendimento no Ônibus Lilás, ambos da Semjidh.
A secretária da SETHAS, Iris Oliveira, disse que ação integrada com a Semjidh e ITEP faz parte do Agosto Lilá e teve como público preferencial mulheres e famílias em situação de vulnerabilidade que necessitam de serviços básicos como a emissão da carteira de trabalho digital que comumente é feita nas sedes do ITEP e centrais do Cidadão. Também foi ofertado o serviço de Ouvidoria da Semjidh e palestras sobre artesanato e economia solidária.
O público que compareceu foi prioritariamente de famílias beneficiárias do Programa do Leite que estão inscritas no Cadastro Único. A ação deverá ser continuada pela SETHAS, anunciou a Iris Oliveira. “O esforço, na política de trabalho do Governo do Estado, é de inclusão dessas pessoas no cadastro do SINE para abrir possibilidades de vagas de emprego”, explicou a secretária.
Também participou a secretária da Semjidh, Olga Aguiar. Ela ressaltou a importância de ações direcionadas, principalmente, para mulheres em situação de violência.
Olga Aguiar destacou a importância de projetos como o Maria vai à Cidade, de sua pasta, que por meio de diálogos, orienta mulheres como agir em situações em que estas são vítimas de violência familiar e doméstica.
Ações realizadas:
106 carteiras de identidade emitidas (1ª e 2ª vias);
30 pessoas participaram da palestra sobre economia solidária;
25 pessoas participaram da palestra sobre artesanato;
80 atendimentos pelo SINE RN para emissão de carteira de trabalho e oficina de elaboração de currículo;
09 atendimentos no Ônibus Lilás para mulheres em situação de violência familiar e doméstica;
42 participantes da roda de conversa sobre combate à violência contra a mulher, do Projeto Maria vai à Cidade da Semjidh;
SERVIÇOS que foram oferecidos
Pela SETHAS
Subsecretaria do Trabalho por meio do SINE RN
• Emissão de Carteira Digital de Trabalho
• Oficina – Como fazer um bom currículo
• Cadastro de Emprego no SINE
• Cadastro no CAT – Central de Trabalhadores Autônomos
Subcoordenadoria de Economia Solidária
• Palestra sobre Empreendimentos de Economia Solidária
Subcoordenadoria do Programa Estadual do Artesanato (Proarte)
• Palestra – Economia Criativa e Circular
Emissão da Carteira da Carteira Nacional do Artesão
Pela SEMJIDH
- Ônibus Lilá
O que é? É um equipamento móvel da Semjidh com duas salas fechadas para atendimento nos seguintes serviços psicossociais, jurídicos, emissão de documentos e orientações para mulheres de todo o estado por meio da Ouvidoria dos Direitos Humanos e Defensoria Pública.
- Roda de Conversa – Maria vai à Cidade (NA Quadra) (AQUI TEM QUE DIZER O QUE É O PROJETO)
Pelo ITEP
- Emissão da 1ª e 2ª vias da Carteira de Identidade pelo ITEP.