Começou cedo a agenda de compromissos do presidente Lula, nesta terça-feira (18), em Bruxelas, na Bélgica. O presidente tomou café da manhã com lideranças progressistas e democratas de vários países, entre eles, Alemanha, Portugal, Espanha e Argentina.
Os líderes falaram de temas como defesa da democracia, respeito aos direitos humanos e concordaram que é preciso combater as desigualdades e as mudanças climáticas.
Lula também participou do segundo dia da sessão plenária da 3ª Cúpula Celac-União Europeia, que termina nesta terça. O encontro reúne 60 líderes representantes de países latino-americanos, caribenhos e europeus.
As negociações sobre o acordo Mercosul-União Europeia prosseguem em reuniões bilaterais. A guerra na Ucrânia e a situação da Venezuela também é outro assunto em destaque. Eles procuram garantir transparência nas eleições presidenciais, em 2024, com o envio de observadores e a inclusão de opositores.
Lula ainda tem nesta terça encontro com o primeiro-ministro da Suécia, com a primeira-ministra da Dinamarca e com o chanceler da Alemanha.