Na manhã desta segunda-feira, 3 de junho, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu a visita do presidente da Croácia, Zoran Milanović, para reunião bilateral e almoço no Palácio Itamaraty. É a primeira visita de um presidente croata a Brasília.
Íntegra do discurso do presidente Lula
Ao dar as boas-vindas a Milanović, o presidente Lula comentou sobre seu desejo de fortalecer as relações com a Croácia e relembrou que Mauro Vieira servia como embaixador do Brasil naquele país, quando foi chamado para exercer o cargo de chanceler.
Quero expressar minha satisfação em receber o presidente da Croácia, Zoran Milanović, em sua visita oficial ao Brasil. Sua visita reflete a amizade entre nossos país, fortalecida pela recente gestão do ministro Mauro Vieira como embaixador em Zagreb. Em nossa reunião de hoje,… pic.twitter.com/rRVM53oUIy
— Lula (@LulaOficial) June 3, 2024
Ambos os presidentes concordaram com a necessidade de enfrentar os conflitos internacionais em curso e fortalecer a ONU. O presidente Lula destacou as prioridades da presidência brasileira do G20, com destaque para a erradicação da fome, a mudança do clima e a transição energética. Citou, nesse sentido, a catástrofe climática enfrentada pelo Rio Grande do Sul, possivelmente a maior da história brasileira – pela qual o presidente Milanović expressou suas profundas condolências – e o enorme potencial do Brasil na área das energias renováveis.
Milanović relembrou que estava presente à abertura da Copa do Mundo de 2014, quando o Brasil estreou com vitória sobre a Croácia. O presidente Lula recordou que o Brasil sediará a Copa Feminina de Futebol em 2027.
Após a visita a Brasília, o líder croata terá também agendas em São Paulo e Rio de Janeiro.