A Prefeitura Municipal de Cruzeta, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está intensificando as ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti.
Os agentes de endemias estão reforçando as visitas nas residências, com o objetivo de inspecionar os ambientes para encontrar possíveis pontos de proliferação do Aedes Aegypti, mosquito que transmite a dengue, zika e chikungunya. Além disso, os profissionais (ACE) estão realizando o tratamento e repassando orientações de como evitar os criadouros do mosquito.
O controle da dengue exige o esforço e a colaboração da população para eliminar os criadouros do inseto, pois é o vetor de transmissão e prevenir depende da interrupção do ciclo de vida do mosquito. Essa mobilização é parte importante da atividade dos agentes.
Para se reproduzir, o mosquito Aedes aegypti utiliza todo tipo de recipiente capaz de acumular água: garrafas e embalagens descartáveis, latas, vasos de plantas, pneus, plásticos, entre outros. Itens de uso corriqueiro, encontrados nos quintais das casas ou incorretamente depositados a céu aberto.
As ações melhoram as condições de saúde da comunidade e visa prevenir a doença.