Prefeitura de Caicó inicia corte de terra de agricultores que aderiram ao projeto do plantio de algodão do Instituto Riachuelo

Os agricultores dos sítios Nicolau, Batentes, Nova Olinda, Umari, Umbuzeiro e Perímetro Irrigado do Sabugi, todos em Caicó (RN), estão participando do projeto Agro Sertão, financiado pelo Instituto Riachuelo, para realizar o cultivo da pluma do algodão em sistema orgânico. A Prefeitura de Caicó é parceira do projeto garantindo o traslado dos agricultores para as formações e o corte da terra utilizada para o plantio da cultura. Depois da terra cortada e com a chegada da chuva, o plantio será iniciado. As sementes já foram distribuídas entre os agricultores. Na formação, os agricultores aprenderam sobre o plantio e como preparar o biofertilizante, já que não será utilizado qualquer produto químico.

O Secretário de Agricultura de Caicó, Lucas Dutra, disse que nessa semana, determinou que o corte de terra fosse feito nas comunidades que aderiram ao projeto, de modo que todos iniciarão o plantio mais ou menos ao mesmo tempo.

“Estamos vendo que o cultivo do algodão será retomado em nossa região. Isso vai viabilizar uma renda para os agricultores que aderiram a ideia. O algodão, quando produzido, já tem um destino, já tem uma venda garantida. Agora é só esperar as chuvas para fazer o plantio”, disse o secretário.

Um detalhe é que, quando colhido, o algodão terá a pluma retirada e os caroços voltam para as mãos do agricultor que poderá plantar novamente ou utilizá-lo para alimentar os animais.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *