A Policlínica já tem data para ser aberta em Caicó – será no dia 20 de outubro, com a possibilidade da presença da ministra da Saúde Nísia Trindade. O anúncio foi feito na noite desta quinta-feira (05), pelo secretário de Saúde Gedson Santos durante o Podcast “Caicó em Dia”, apresentado pelos comunicadores Rosivan Amaral e Suerda Medeiros.
Será a primeira Policlínica Integrada, dentro do projeto que foi formulado e elaborado pelo governo, de ter uma Policlínica em cada região de saúde. Para tanto, ela tem sede em Caicó, mas funcionará de maneira regional atendendo a Caicó e outros 12 municípios consorciados, com o perfil ambulatorial assistencial completo.
O Programa de Policlínicas Regionais vai descentralizar a assistência especializada ambulatorial, regionalizar o atendimento ao cidadão, que passa a ter acesso aos serviços no território, referenciado pela Atenção Primária à Saúde (APS).
Consórcio Interfederativo de Saúde Pública
A Lei Estadual n.º 10.798, aprovada em 2020, instituiu o Consórcio Interfederativo de Saúde Pública. No Brasil, existe uma tradição de consórcios intermunicipais, onde os municípios se consorciam para resolver questões várias de saúde. No Rio Grande do Norte foi proposto um consórcio interfederativo que inclui o Estado e os municípios, trabalhando de forma cooperativa, agregando recursos, fazendo uma gestão conjunta, para conduzir e gerenciar todo e qualquer serviço de saúde.