A Polícia Militar do Rio Grande do Norte (PMRN) deu início à aula inaugural do Curso de Formação de Praças – CFP/2023, realizada no Centro de Convenções, em Natal, na tarde deste sábado 16. Os 1.158 formandos, aprovados no concurso público de 2018 e convocados recentemente, foram recebidos em cerimônia que contou com a presença da governadora Fátima Bezerra.
Durante a solenidade, a governadora parabenizou os novos policiais, destacando a coragem e dedicação necessárias para alcançar essa etapa. Ela reiterou o compromisso da gestão com a segurança pública e enfatizou a importância do papel desempenhado pela Polícia Militar na proteção dos potiguares.
O Curso de Formação tem como objetivo capacitar os alunos soldados da Polícia Militar, desenvolvendo competências para enfrentar a violência e a criminalidade em suas diversas manifestações. Com uma carga horária total de 1.430 horas/aula ao longo de 240 dias letivos, o curso será executado pelo Centro de Formação e Aperfeiçoamento da Polícia Militar (CFAPM).
As disciplinas abordadas no curso incluem temas como direitos humanos, fundamentos jurídicos da atividade policial, abordagem policial, policiamento de eventos, atendimento pré-hospitalar, tiro policial, ordem unida, entre outros.
O Comandante Geral da PMRN, Coronel Alarico, deu as boas-vindas aos novos alunos, destacando a nobreza da causa de servir e proteger a sociedade potiguar. A aula inaugural também contou com a palestra magna do Juiz titular da 16ª Vara Criminal de Natal e da Auditoria Militar, Dr. Jarbas Bezerra, que abordou o tema “O Policial cidadão e a cidadania como ciência”.
Além das autoridades mencionadas, estiveram presentes no evento a Deputada Federal Natália Bonavides, o Secretário da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED), Coronel PM Araújo, o Secretário-Adjunto da Sesed, Delegado Osmir Monte, o Procurador-geral do estado, Dr. Antenor Roberto, o Delegado Geral da Grande Natal, Dr. Joacir Rocha, o Coronel BM Miranda, representando o comandante do Corpo de Bombeiros Militar, Subcomandante Geral e Chefe do Estado-Maior Geral da PM, Coronel PM Mendonça, o Diretor de Ensino da PMRN, Coronel PM Kennedy, e a comandante do CFAPM, Tenente-coronel PM Joseneide, entre outras autoridades militares e civis.
O Governo estadual tem priorizado concursos públicos na PMRN desde 2019, com cinco concursos realizados até o momento, formando novos policiais e oficiais, buscando fortalecer o efetivo e garantir a segurança da população potiguar.