O ano de 2022, em que celebramos o Bicentenário da Independência do Brasil, marca dois séculos de emancipação política brasileira. Com esse espírito, o pianista Álvaro Siviero promove o “Concerto Bicentenário”, no próximo dia 24 (quarta-feira), às 20h, no Teatro Riachuelo Natal, com o patrocínio do Instituto Riachuelo e parceria da Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte – OSRN, sob a batuta do maestro Linus Lerner, marcando esse fato histórico de tamanha representatividade nacional – a Independência do Brasil – unido ao desejo de enaltecer todos os esforços dos que contribuíram para chegarmos até aqui. Um verdadeiro tributo musical.
O programa conta com obras de D. Pedro I, incluindo a abertura de O Guarani, ópera escrita por Carlos Gomes, além do célebre Concerto nº 5 para piano e orquestra “Imperador”, escrito por Ludwig van Beethoven. “A ópera O Guarani, escrita simultaneamente ao ‘O Guarani’, de José de Alencar”, deu projeção internacional a Carlos Gomes, referenciando a cultura indígena”, comenta o Maestro Linus Lerner. “Esta apresentação será, sem dúvida, uma oportunidade para os potiguares conhecerem um pouco dos dotes musicais de D. Pedro I”, comenta o pianista Álvaro Siviero. “Já sobre o Concerto de Beethoven, poucos também sabem que ele foi dedicado ao arquiduque Rudolf, tio da Imperatriz Leopoldina. Será uma noite de resgate musical da história do povo brasileiro”, conclui o pianista.
Sobre Álvaro Siviero
Álvaro Siviero, um dos pianistas de maior destaque no país e com sólida carreira internacional, acumula passagens por países como Alemanha, Portugal, Itália, Estados Unidos, República Tcheca, Emirados Árabes, Áustria, Polônia, França, Inglaterra, Suíça, Argentina, Chile, África do Sul, Ilhas Maurício, Ilhas Reunião, Holanda, Espanha, Uruguay e Peru, apresentando-se em turnês com a London Festival Orchestra, Budapest Chamber Orchestra, Russian, Virtuosi of Europe, The City of Prague Philharmonic Orchestra, Orquestra Académica de Madrid, Polska Filharmonia Baltycka, Sinfonia Rotterdam, Wiener Kammersymphonie, Cape Town Philharmonic Orchestra, Salzburg Chamber Soloists e I Musici de Montreal, além de ser solista convidado de diversas orquestras brasileiras.
Foi o primeiro e único brasileiro a participar do curso de imersão na obra de Beethoven, na Casa Orfeo-Fondazione Wilhelm Kempff, em Positano. Em 2007, realizou recital particular ao Papa Bento XVI, em Aparecida, São Paulo, quando da visita do Romano Pontífice ao Brasil. Em 2009, foi o artista que representou o país no histórico Encontro Mundial de Artistas, celebrado na Capela Sistina, em Roma.
Já em 2011, em Maiorca (Espanha), realizou o recital oficial de reabertura do verdadeiro local onde Chopin residiu na Cartoixa de Valldemossa. Especializado em multiculturalidade pelo Lesley College (Cambridge), graduado em Física pela Universidade de São Paulo e autor de blog sobre música clássica no jornal O Estado de São Paulo, Siviero recebeu a Comenda da Ordem do Mérito Cultural Carlos Gomes como reconhecimento por sua incansável dedicação à cultura e pelos serviços culturais prestados.
Maestro Linus Lerner
A Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte colabora para a realização deste evento, e retorna ao palco do Teatro Riachuelo para um concerto histórico. Serão mais de 60 músicos em cena sob a regência do Maestro Linus Lerner. Ele, que é conhecido e elogiado pelo carisma e energia apaixonada em suas performances, inspirando artistas e conduzindo o público. Finalizou seu Doutorado em Música e Regência Orquestral da Universidade do Arizona, Mestrados em Música: Regência Orquestral da Universidade Estadual da Flórida e Vocal Performance do Conservatório de Música da Universidade de Cincinnati, é bacharel de Música em direção coral da Universidade Federal do Rio Grande do Sul no Brasil.
Algumas das recentes performances do Maestro Lerner incluem: Berliner Camerata e Orquestra Filarmônica de Leipzig (Alemanha); Ópera de Plovdiv, Orquestra Sinfônica de Sliven, Orquestra Sinfônica de Vidin e Soa Sinfonietta (Bulgária); Orquestra do Conservatório Mussorvksy (Rússia); Orquestra Sinfônica Nacional do Panamá (Panamá); Orquestra da Paz da Coreia (Coreia do Sul); Orquestra do Festival de Música de Fondi e Orquestra Sinfônica de Arezzo (Itália); Orquestra Sinfônica da Antalya (Turquia); Orquestra Sinfônica de Tsingtao, Orquestra Sinfônica de Hunan, Orquestra Sinfônica de Fuzhou e Orquestra Nacional de Cinema e Rádio (China); Orquestra Sinfônica Las Colinas, Orquestra do Festival do Texas e Orquestra Sinfônica do Brooklyn (EUA); Orquestra Filarmônica de Acapulco, Orquestra do Festival da Ópera de San Luis e Orquestra Sinfônica de Michoacán (México); Orquestra do Congresso Nacional (Paraguai); Estúdio da Ópera da Universidade de Pernambuco, Orquestra Sinfônica de Gramado, Orquestra Sinfônica da Universidade de Caxias do Sul e Orquestra Sinfônica de Theatro da Paz (Brasil).
É atualmente diretor artístico e maestro da SASO: Southern Arizona Symphony Orquestra (EUA); OSRN: Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte (Brasil); Festival Internacional de Música “Gramado in Concert” (Brasil); e Festival da Ópera Sín Limites e Competição Internacional de Voz Linus Lerner (México) e atua como condutor do Round Top Festival Hill (EUA).
O Concerto Bicentenário conta com o patrocínio do Instituto Riachuelo numa produção Artesalis Arte e Cultura, com apoio da Rastreauto, Teatro Riachuelo Natal, Mapa Realizações Culturais e Opus Entretenimento.
Ingressos
Os ingressos têm valores de R$ 60 a R$ 80 (inteira). Vendas na bilheteria do Teatro Riachuelo Natal e através do uhuu.com.