Na noite de 26 de julho, dia de Sant’Ana, o Pavilhão Cultural da Festa de Sant’Ana de Caicó promoverá Cantoria de Viola com renomados repentistas e violeiros do Nordeste. O show reunirá as duplas de violeiros, poetas repentistas Geraldo Amâncio e Guilherme Nobre, do Ceará, e Sebastião Dias e André Santos, de Pernambuco.
Sebastião Dias é seridoense, nascido em Ouro Branco, e reside em Pernambuco, onde é renomado pela sabedoria na construção dos versos em repente. Também de Pernambuco é André Santos, conhecido como representante da nova geração do repente, com DVD gravado em 2016 e um CD de canções, com 11 faixas autorais, em 2018.
A outra dupla contará com o poeta Guilherme Nobre, do Ceará, repentista, compositor, cordelista e professor de cordel. Tem se destacado como palestrante abordando cantorias de viola em escolas e em universidades, inclusive no exterior. Também do Ceará, estará presente Geraldo Amâncio que participou de festivais em todo o país, e foi classificado em 1° lugar mais de 150 vezes, além de ser conhecido pela organização de festivais internacionais de repentistas e trovadores, além do festival Patativa do Assaré. É autor de três antologias sobre cantoria e tem 15 CD’s, além de publicação de cordéis em livros.
Assim como a Festa de Sant’Ana de Caicó, o Repente recebeu do IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o reconhecimento como Patrimônio Cultural do Brasil.
A Cantoria de Viola no Pavilhão da Festa de Sant’Ana iniciará as 21 horas e terá apresentação do poeta, Djalma Mota, que também é apresentador do Programa Violeiros do Seridó, da Rádio Rural de Caicó.
A promoção é da Paróquia de Sant’Ana de Caicó e da ACAF – Associação Cultural Amigos da Furiosa, em parceria com o projeto Letra e Música do SESC RN, Município de Caicó, Emprotur, Fundação José Augusto e Governo do RN.