Parceria entre Governo do RN e Casa dos Ventos beneficia a agricultura familiar

Sustentabilidade, resiliência climática e economicidade. O projeto Plantando o Futuro, desenvolvido pelo Governo do Rio Grande do Norte, sob a coordenação da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar (SEDRAF), entra para a segunda etapa e envereda pelo viés da promoção da pecuária sustentável. Ação foi apresentada nesta sexta-feira (04), na Estação das Artes Poeta Antônio Cruz, em Lajes (RN), pelo secretário Alexandre Lima e prevê a implantação de 24 campos de produção de forragem animal e alimento humano, com sistema de reúso de águas cinzas.

“As famílias selecionadas devem obrigatoriamente trabalhar com criações, pois o projeto visa a promoção da pecuária sustentável. Elas serão capacitadas para replicar o conhecimento adquirido”, disse o secretário Alexandre Lima. Segundo ele, 60% do leite processado no estado são da agricultura familiar. Esta fase do projeto, que conta com investimento de R$ 300 mil mediante convênio com a empresa de energias renováveis Casa dos Ventos, tem o prazo de 24 meses para conclusão. O sistema de reúso será composto com as seguintes unidades: caixa de gordura, decantador, filtro biológico e tanque de irrigação.

Presente ao evento, o gerente Daniel Monteiro (Desenvolvimento Fundiário) ressaltou que a empresa continuará a investir em benefícios para a agricultura familiar, no Rio Grande do Norte, visto que possui bastante investimentos no estado. “Vocês podem confiar que estão diante de um bom vizinho“, disse ele, reportando-se ao prefeito anfitrião, Felipe Menezes (Lajes-RN), e às demais lideranças políticas presentes. O executivo estava acompanhado do gerente de implantação do Complexo Eólico Rio do Vento, Felício Zanetti, e da coordenadora florestal e ambiental da implantação, Jordânia Xavier de Medeiros.

O prefeito Felipe Menezes encerrou o ato de lançamento, enaltecendo a parceria com o Governo do Estado, que tem sido evidenciada desde a criação da SEDRAF-RN, em 2019. “Um dos maiores desafios da administração pública é sair  do discurso para a prática, por isso somos muito gratos e reconhecemos todo o empenho da secretaria e o olhar da professora Fátima Bezerra, que sem isso talvez não só Lajes, mas toda a região Central estivesse invisível ao Governo do Estado”, afirmou. Ele destacou que a iniciativa dialoga com o propósito de desenvolvimento sustentável da gestão municipal.

A solenidade abriu espaço para várias pessoas presentes, tais como a diretora da ATOS, Sheyla Gurgel, que estava acompanhada do diretor presidente, Benevio Vitor; o representante a FETRAF-RN e bolsista da EMATER-RN, Ivan Santa Rosa; a presidente do sindicato rural de Lajes, Shirley Monteiro; o presidente do sindicato de Angicos, Almir Morais, além da presença de demais representantes dos poderes executivo e legislativo e da sociedade civil organizada. Também participaram do evento o deputado Francisco do PT; o prefeito de Angicos, Miguel Neto; o coordenador Marcírio Lemos (Agroecologia e Convivêcia com o Semiárido/CACAS/SEDRAF), acompanhado do mobilizador social, João Corcino, e da bolsista Jussiara Cavalcante.

O Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER-RN) estava representado pelo diretor da regional de Assú, Edmilson José, e por extensionistas dos escritórios de Fernando Pedroza, Pedro Avelino, Caiçara do Rio dos Ventos e Riachuelo, estes últimos ligados à regional de São Paulo do Potengi.

A Casa dos Ventos possui no Rio Grande do Norte o Complexo Eólico Rio do Vento, que, até o fim deste ano, terá 1.038 MW de potência de geração de energia renovável; está construindo o Complexo Eólico Umari, que terá 202,5 MW de capacidade instalada; e deu início às obras do Complexo Eólico Serra do Tigre, que adicionará outros 756 MW à capacidade de geração eólica do Estado.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *