Elogios, informações, sugestões, denúncias, solicitação de informações e até reclamações sobre os serviços prestados pela rede de serviços da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) podem ser feitos na Ouvidoria SUS. Trata-se de um canal aberto para a população, de forma gratuita e com retorno garantido das demandas.
Para isso, são disponibilizados diversos canais de comunicação, incluindo os números de telefone (84) 3232-6505 (WhatsApp) e 0800 0842020. Além disso, o contato pode ser feito por meio dos endereços eletrônicos ouvidoriasus@saude.rn.gov.br e ouvidoriasus.rn@gmail.com, pessoalmente na sede da secretaria (12º andar), localizada na Avenida Deodoro da Fonseca, 730, Cidade Alta, em Natal, e nos serviços da Secretaria. Também está disponível o site da Ouvidoria, contendo todas as informações necessárias, acessível através do link https://sites.google.com/view/ouvidoriarn.
A coordenadora da Ouvidoria da Sesap, Jussana Paiva, destaca que a função principal da Ouvidoria é mediar o diálogo entre os usuários e a gestão, visando garantir a escuta dos cidadãos e buscar soluções para suas demandas. “A Ouvidoria do SUS acolhe as manifestações da população sobre o desempenho de órgãos públicos ou privados que atuam no SUS e encaminha aos órgãos competentes para análise e providências. Após isso, analisamos a resposta fornecida pelo órgão, informamos ao cidadão e repassamos relatórios às gestões competentes, contribuindo assim para a melhoria da saúde pública e o fortalecimento do SUS em nosso estado”, afirma.
A Ouvidoria recebe manifestações em diversas categorias, tais como:
- Denúncia: Indicando irregularidades ou indícios na administração ou atendimento de entidades públicas ou privadas de saúde.
- Reclamação: Relatando insatisfação em relação às ações e serviços de saúde, sem conteúdo de requerimento.
- Solicitação: Requerendo acesso a atendimento ou ações e/ou serviços de saúde.
- Informação: Buscando instrução, orientação, esclarecimento ou ensinamento relacionado à saúde.
- Elogios: Demonstrando satisfação ou agradecimento por um serviço prestado pelo SUS.
- Sugestão: Propondo ações consideradas úteis à melhoria do SUS.
- Pedido de Informação: Solicitação baseada na Lei de Acesso à Informação (LAI) – informações institucionais.
“É importante ressaltar que, no momento da reclamação, caso o cidadão opte por não se identificar, será mantido o absoluto sigilo de sua identidade. A Ouvidoria reforça o compromisso de atuar como uma ponte efetiva entre a comunidade e a gestão do SUS, contribuindo para um sistema de saúde mais transparente, eficiente e alinhado às necessidades da população” reforça Jussana.