O outono se inicia nesta quarta-feira (20), à 00h06, e segue até 21 junho. A tendência, segundo as análises da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) é de um trimestre no estado com volumes de chuvas dentro da média esperada e com temperaturas médias em torno de 25,4°C. O acumulado mínimo de chuva para o período é de 164,8mm em abril, 108,7mm em maio e 96,7m em junho.
Embora ainda se esteja sob o efeito do fenômeno El Niño- com águas superficiais mais aquecidas do que o normal ao longo do Oceano Pacífico Equatorial- o cenário no estado é favorável para ocorrência de chuvas dentro dos volumes normais no período.
“No Rio Grande do Norte, a estação do Outono terá um comportamento normal em se tratando da ocorrência e distribuição das chuvas e apresentará temperaturas acima do normal, tanto na temperatura máxima, como na mínima, influenciado pelas águas do Oceano Atlântico, que estão mais aquecidas com valores acima do normal ao longo de toda a faixa equatorial. Mesmo com a presença do Fenômeno El Niño, a região não sofrerá consequências, como redução das chuvas e aumento da temperatura, pois esse episódio do El Niño entrará numa fase de neutralidade nas próximas semanas, desta forma, o restante do mês de março, abril e maio, as chuvas deverão ter um comportamento normal em todas as regiões do Estado”, explicou o chefe da unidade de Meteorologia da Emparn, Gilmar Bristot.
As regiões Leste Potiguar e Oeste Potiguar deverão ser as mais chuvosas no período com volumes de 745,6mm e 525,6mm, respectivamente. E as regiões Agreste Potiguar e Central Potiguar com menor volume com 437mm e 411,6mm, respectivamente. “Em termos da temperatura média, pela localização do RN pertencer à região equatorial, a variação dos valores entre as regiões é pequena, oscilando entre 24,1°C e 27,3°C”, comentou Bristot.