A Polícia Civil do Rio Grande do Norte apresentou o plano estratégico da “Operação Verão 2024”, que vai começar na próxima sexta-feira 05 em todo o RN. A apresentação foi feita pela delegada-geral da PCRN, Ana Cláudia Saraiva, na Secretaria de Segurança Pública e da Defesa Social (SESED), na Escola de Governo, no Centro Administrativo, em Natal. A instituição terá um efetivo extraordinário de 1.042 policiais, se revezando nos trabalhos em delegacias fixas, móveis e nos plantões.
“Mais uma vez os nossos policiais estarão irmanados com os demais agentes da Segurança Pública, buscando garantir um verão seguro para todos. Teremos delegacias móveis em vários pontos do litoral e delegacias fixas com policiais da Delegacia da Grande Natal (DPGRAN), da Delegacia do Interior (DPCIN) e do Departamento de Proteção a Grupos em Situação de Vulnerabilidade (DPGV). A nossa meta é facilitar que a lavratura dos procedimentos seja realizada no próprio local do fato”, garantiu a delegada-geral da Polícia Civil, Ana Cláudia Saraiva.
Dentro do contexto da Operação Verão 2024, o Departamento de Proteção a Grupos em Situação de Vulnerabilidade (DPGV) vai deflagrar a Operação “Infância Protegida”, que tem como intuito combater e prevenir as infrações penais mais comumente praticadas contra Crianças e Adolescentes, durante a época de veraneio, no litoral do Estado. Durante a apresentação da ação na SESED, a delegada Helena de Paula, do DPGV, ressaltou a importância do trabalho preventivo em defesa das crianças e dos adolescentes. “A prevenção é de extrema relevância e ocorre por meio de orientações e esclarecimentos prestados à população e aos visitantes das praias, ocasião em que os nossos policiais civis abordam sobre os direitos das crianças e adolescentes, visando ampla conscientização da temática”, afirmou.
Na região Metropolitana de Natal as ações serão de atribuição da Diretoria de Polícia Civil da Grande Natal (DPGRAN) com delegacias fixas em Pirangi do Norte, Barra de Maxaranguape e em Camurupim, delegacias móveis em Pirangi do Norte, Muriú, Ponta Negra e Búzios.
A área de atuação da Diretoria de Polícia Civil da Interior (DPCIN) abrange Tibau, Areia Branca, Tibau do Sul, São Miguel do Gostoso, Rio do Fogo e Touros. A Polícia Civil terá delegacias fixas em São Miguel do Gostoso, Tibau e Pipa.
Já as equipes de patrulhamento serão compostas por oito policiais civis e deverão interagir com as equipes das delegacias fixas e móveis, bem como poderão ser acionadas por qualquer uma delas, quando necessário, para dar apoio, a partir da sexta-feira, das 18h às 00h, e nos sábados e domingos, das 12h às 00h, durante todos os finais de semana da Operação Verão.
O patrulhamento norte será feito em 20 praias do RN, são elas: da Redinha Velha/Nova, Santa Rita, Genipabu, Barra do Rio, Pitangui, Graçandú, Jacumã, Muriú, Porto Mirim, Barra de Maxaranguape, Maracajaú e Caraúbas. Enqunto o patrulhamento sul em Pium, Cotovelo, Pirangi, Búzios, Tabatinga, Camurupim e Barreta.