A Polícia Rodoviária Federal, em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego, Ministério Público do Trabalho, Defensoria Pública da União e Polícia Federal, concluiu, na última sexta-feira (15), a Operação de Combate aos Crimes contra os Direitos Humanos nos estados do Rio Grande do Norte e Paraíba.
A ação, que teve início em 27 de novembro, concentrou esforços no enfrentamento ao trabalho análogo ao escravo, trabalho infantil, tráfico de pessoas e exploração sexual de crianças e adolescentes.
Na primeira fase da operação, oito casas noturnas em Natal foram fiscalizadas, onde 169 pessoas foram abordadas, 29 veículos fiscalizados, 4 indivíduos detidos e dois adolescentes em situação de vulnerabilidade resgatados. Além disso, foram realizadas fiscalizações a transportes de passageiros, focando no tráfico de pessoas, resultando na fiscalização de 35 veículos e o resgate de uma pessoa em situação de vulnerabilidade.
Na identificação de possíveis situações de trabalho análogo ao escravo, cinco locais, como pedreiras, olarias e casas de apoio, foram fiscalizados na região metropolitana de Natal e em Campina Grande na Paraíba. Trze propriedades foram fisclalizadas, resultando no resgate de 62 pessoas, interdição de propriedades com atividades irregulares, além de indenizações e termos de ajuste de conduta.