Uma operação realizada na tarde da sexta-feira (21) e encerrada na madrugada deste sábado (22) na BR 101, na altura do município de Baía Formosa, na divisa do Rio Grande do Norte com a Paraíba, resultou na apreensão de diversas mercadorias irregulares. Auditores da Secretaria Estadual de Fazenda do Rio Grande do Norte (SEFAZ-RN) e agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no estado uniram forças para fiscalizar e autuar produtos transportados sem a devida comprovação do recolhimento de impostos.
A força tarefa teve como resultado a autuação de mercadorias avaliadas em mais de R$150 mil. Essa ação conjunta evitou uma sonegação estimada em cerca de R$52 mil, que seriam desviados dos cofres públicos devido ao não recolhimento de tributos.
As equipes da PRF no RN apoiaram a ação, focando na fiscalização de segurança viária, enquanto os auditores da Fazenda Estadual atuaram na inspeção das cargas transportadas.
A barreira foi montada no trecho da rodovia federal onde está localizado o Núcleo Integrado de Fiscalização (NIF) Caraú, que foi reaberto pelo governo no início de junho. Durante a operação, todos os veículos, incluindo automóveis de passeio, ônibus, motocicletas, caminhões e carretas transportadoras de cargas, que adentraram o RN pela BR 101 no período das 15h da sexta-feira até as primeiras horas deste sábado, foram inspecionados.
A maior parte das mercadorias autuadas estava relacionada a artigos de confecção adquiridos em Caruaru (PE) peças automotivas sem notas fiscais, configurando crime contra a ordem tributária.